Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os dez filmes de Moda mais importantes da década - c/Trailer - Parte1

Fonte:|moda.ig.com.br|

Moda e cinema sempre andaram juntas. Enquanto a primeira é o espelho dos grandes movimentos da humanidade, assim como das revoluções científicas, sociais, culturais e tecnológicas, o segundo é a grande vitrine dessas transformações. Discutindo o mercado, lançando moda, contando a história de grandes personalidades do meio, ganhando um Oscar de Melhor Figurino ou simplesmente tendo esse universo como pano de fundo, os filmes sempre encantaram multidões. Por meio deles, pessoas puderam se sentir mais próximas de um mundo aparentemente distante, restrito a modelos, celebridades, editoras de moda diabólicas e fotógrafos. Ao usar um vestido Vivienne Westwood, você não é apenas uma diva do cinema. Você é Carrie Bradshaw usando um Vivienne Westwood prestes a ser casar com o Mister Big da sua vida. É essa magia que as telonas trazem para as nossas vidas. Por isso, nessa retrospectiva da década do iG Moda, não poderíamos deixar o cinema de lado. Veja a nossa seleção dos dez filmes mais importantes da década, prepare a pipoca e embarque nessa viagem, sem sair do sofá.

 

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Lançamento: 2001
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Com cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Direção de Arte, é um dos preferidos dos fashionistas. Apesar de não tratar diretamente do universo da moda, encanta com a combinação de cores entre figurinos e cenários. Foi o longa que catapultou Audrey Tautou à fama e lhe garantiu contratos em campanhas de moda, além do direito de interpretar Chanel nas telonas. Conta a história de uma jovem que se muda para Paris e, após devolver um objeto ao seu antigo dono, resolve ajudar as pessoas que a cercam com pequenos gestos. Diversos estilistas e designers se inspiraram na obra para criar coleções e acessórios.

 

 

Zoolander
Lançamento: 2001
Direção: Ben Stiller
Personagem criado por Ben Stiller para o VH1/Vogue Fashion Awards de1996, Zoolander é o típico modelo burro. Neste filme, que satiriza a moda e os modelos masculinos, ele está em crise, pois perdeu o posto de
número 1 no mundo. Deprimido, busca ajuda de Jacobim Mugatu, seu papa da moda, que tem outros planos: uma lavagem cerebral a fim de transformá-lo em um assassino frio e burro a seu dispor. O plano é matar o presidente da Malásia, pois, assim, Mugatu poderá explorar o trabalho infantil no país e diminuir os custos de sua confecção. O filme tem participações especiais de personalidades da moda, como Heidi Klum e Tommy Hilfiger.

 

Maria Antonieta
Lançamento: 2006
Direção: Sofia Coppola
Vencedor do Oscar de Melhor Figurino em 2007, foi muito aguardado pelos fashionistas. Na época, Anna Wintour disse que o longa era uma realização única da diretora Sofia Coppola e da atriz Kirsten Dunst. Em setembro daquele ano, a revista publicou matérias sobre a rainha da França, conhecida pela paixão por roupas e pela contribuição para a história da moda. Um editorial de Annie Leibovitz também estampou as páginas da publicação. Nele, grandes estilistas vestiram de maneira onírica e espetacular Kirsten, com o Palácio de Versalhes como cenário.
Foi lá que Maria Antonieta deixou três aposentos enormes lotados de vestidos após morrer na guilhotina.

 

Zuzu Angel
Lançamento: 2006
Direção: Sérgio Rezende
Retrata o período em que a mineira Zuzu Angel, interpretada por Patrícia Pillar, desponta no mundo da moda e vê as portas do mercado internacional se abrirem. Fazendo desfiles nos Estados Unidos, a estilista abordava a alegria e a riqueza das cores da cultura brasileira, enquanto seu filho Stuart, militante político, estava desaparecido nos porões da ditadura. Stuart fora torturado e assassinado. Zuzu passa então a denunciar o caso até que morre em um “acidente” em 1976. Suas manifestações ecoaram no Brasil, no exterior e em sua moda. Em 2001, Ronaldo Fraga trouxe de volta a história da estilista com a coleção Quem matou Zuzu Angel?.

 

O Diabo Veste Prada
Lançamento: 2006
Direção: David Frankel
A versão cinematográfica para o best-seller em que Lauren Weisberger conta o inferno vivido quando foi assistente da poderosíssima editora da Vogue America, Anna Wintour, recebeu duas indicações ao Oscar.
Além da nomeação para a brilhante atuação de Meryl Streep no papel da diaba, o longa quase venceu a premiação na categoria Melhor Figurino, pelo excelente trabalho assinado por Patricia Field. O filme traz um olhar extremamente reverente em relação ao mundo da moda, focando com certo exagero no absurdo que pessoas se submetem em nome do glamour, de roupas caras ou de um emprego “que um milhão de garotas matariam para ter”.

 

Sex and the City
Lançamento: 2008
Direção: Michael Patrick King
Para quem até então nunca havia ouvido falar da série, a obra não passava de mais um “água com açúcar”. Mas para os fãs, que iam ao delírio a cada par de novos Manolo Blahnik de Carrie, interpretada por Sarah Jessica Parker, era mais que aguardada. Assinado por Patricia Field, o figurino fez com que cada roupa desfilada por uma das quatro solteironas de Nova York se transformasse em imediato sucesso de vendas.
A moda ganha homenagens explícitas no longa, como no editorial de noivas em que Carrie é fotografada para a Vogue America. Dior, Oscar de la Renta e Carolina Herrera são alguns nomes citados por ela enquanto posa para a revista.

Exibições: 119

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço