Sem mais delongas! Confira os grandes ganhadores dos Torneios de Robótica 2022-2023!
Desafio Aliança
Halley, da Escola SESI Samir Nakad, em Birigui (SP) + SESI Heroes, da Escola SESI de Jundiaí (SP)
Champions Awards
O grande prêmio. Ele celebra a equipe que incorporou a experiência da FLL, por meio de todos os Core Values, ao mesmo tempo que alcançou com excelência e inovação tanto no Desempenho do Robô, no Design do Robô e no Projeto de Inovação.
1º lugar: Lego Bros MG, do SESI José Bento Nogueira Junqueira (MG)
2º lugar: Red Rabbit, da Escola SESI de Americana (SP)
3º lugar: Amigos Droids, equipe de garagem de Belo Horizonte (MG)
4º lugar: Robotic Engineers, do SESI Campinas, em Goiânia (GO)
Prêmio SESI e Engie
Prêmio que reconhece o projeto de inovação na área de energia - tema da temporada
Red Rabbit, da Escola SESI de Americana (SP)
"É uma sensação muito única, é uma coisa mto inexplicável. Eu tô no meu último ano - eu participo de competições há 4 anos - e é uma sensação que nunca muda, de orgulho e satisfação, de saber que tudo o que eu fiz valeu a pena. Eu sou infinitamente grata por estar aqui e queria poder viver tudo isso de novo", comemora a estudante Beatriz Gonçalves, da equipe Lego Bros.
O festival rolou entre 15 e 18 de março, contou com a participação de 1.937 competidores e mais de 46,6 mil visitantes. As competições ocorreram nas modalidades de FIRST LEGO League (FLL), Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotic Competition (FRC) e Torneio SESI F1 nas Escolas (F1)
Equipes vencedoras do F1 in Schools
As equipes que melhor pontuarem em todos os requisitos avaliados é a grande vencedora do torneio.
1º lugar: Mach One Planalto, do SESI Planalto (GO)
2º lugar: SESI SENAI SC Alpha, Escola S - Sesi Senai Criciúma (SC)
3º lugar: Hyoku, do Eurico de Aguiar Sales SESI Linhares (ES)
Corrida mata mata
Em duas sessões de corrida, a equipe com o ‘tempo de corrida total’ mais veloz é a vencedora deste round do Mata Mata.
1º lugar: Tucuna, da Escola SESI de Araguaína (TO)
2º lugar: SESI SENAI SC Alpha, Escola S - Sesi Senai Criciúma (SC)
"É uma sensação muito boa, inexplicável, saber que todo esforço, todo o trabalho, meses de trabalho, feriados perdidos, foram recompensados nesse torneio. Saber que a gente vai pro mundial é muito gratificante", disse, em meio às lágrimas, o estudante Guilherme Lima, da equipe Mach One Planalto, que ficaram em 1º lugar no grande prêmio.
"Eu tô extremamente feliz porque no ano passado a gente ficou em segundo lugar, então ficou aquele sentimento de 'será que vamos ficar em segundo de novo?'. Então é algo muito reconfortante ter ganhado agora e eu tenho certeza de que isso foi muito justo porque nós merecemos de fato!", comemorou Maria Moares Vieira, da equipe Tucuna (TO) - vencedores da disputa mata-mata.
Prêmio inspiração
A equipe que trabalhou em conjunto e desempenhou com êxito a tarefa de projetar e construir o robô.
1º lugar: Justice FTC Team, do SESI Planalto (GO)
2º lugar: Falcons, do SESI Escola Anna Adelaide Bello (MA)
3º lugar: Ananintech, da Escola SESI Ananindeua (PA)
Aliança vencedora
Esse prêmio é concedido à Aliança vencedora representada na Partida final.
SESI SENAI SC AgroTech, da Escola S-SESI SENAI (SC) + Alpha Byte, da Escola SESI Jacarepaguá - Freguesia, no Rio de Janeiro (RJ) + Cavalo Vendado, do Colégio Marista Medianeira (RS)
Aliança finalista
Esse prêmio é concedido à Aliança finalista representada na partida final.
SESI FTCAMB, da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (AL) + SESI SENAI FTBEN, da Unidade integrada SESI SENAI Carlos Guido Ferrario Lobo (AL) + SESI SENAI SC TechMaker Challenge, do Espaço de Educação Maker Blumenau (SC)
SESI SENAI SC AgroTech, da Escola S-SESI SENAI (SC) + Alpha Byte, da Escola SESI Jacarepaguá - Freguesia, no Rio de Janeiro (RJ) + Cavalo Vendado, do Colégio Marista Medianeira (RS)
"A minha equipe mereceu esse prêmio e é inspiração para as demais porque demonstrou diariamente como é possível ter uma segunda família fora de casa. Não tenho como explicar a sensação de gratidão por saber que vou competir pra fora!", celebrou a estudante Ana Gabriela de Mello, de 17 anos, da equipe Justice.
A FRC é considerada a olimpíadas dos robôs! A maior competição de robótica traz robôs de porte industrial, com mais de 55 quilos.
Batalha dos robôs
Participaram das disputas finais 6 equipes.
Finalistas aliança azul: 7563 SESI SENAI Megazord, do SESI SENAI Jundiaí (SP) + 1156 Under Control, do Colégio Marista Pio XII (RS) + 9168 Agrobot, do SENAI Rondonópolis (MT)
Finalistas aliança vermelha: 9175 BrainMachine, da Escola SESI SENAI Catalão (GO) + 7565 SESI SENAI Robonáticos, do SESI CE 111 (SP) + 9200 Stardust, do SESI Jardim Nova Suíça, em Limeira (SP)
Regional Finalist
3 equipes que ficam em segundo lugar nas finais do torneio.
Vermelha: 9175 BrainMachine, da Escola SESI SENAI Catalão (GO) + 7565 SESI SENAI Robonáticos, do SESI CE 111 (SP) + 9200 Stardust, do SESI Jardim Nova Suíça, em Limeira (SP)
Regional Winner Award
3 equipes que vencem as finais do torneio.
Azul: 7563 SESI SENAI Megazord, do SESI SENAI Jundiaí (SP) + 1156 Under Control, do Colégio Marista Pio XII (RS) + 9168 Agrobot, do SENAI Rondonópolis (MT)
FIRST Impact Award
É o prêmio de maior prestígio da FIRST, homenageia a equipe que melhor representa um modelo para outras equipes imitarem e melhor incorpora a missão da FIRST.
7563 SESI SENAI Megazord, do SESI SENAI Jundiaí (SP)
"O resultado é fruto do trabalho de muitas pessoas. Nós trabalhamos muito duro durante seis semanas. Alunos que não tem nem dois meses de curso ainda. E trabalhamos fortemente no projeto. A gente fez um bom trabalho, teve o melhor robô, viemos ganhando, batalha por batalha, perdemos algumas, mas o robô se mostrou forte, convenceu as demais alianças", lembra Diego Henrique de Andrade, da equipe Agrobot.
A temporada 2022-2023 do Festival SESI de Robótica termina por aqui. Nos vemos novamente no próximo ano! Confira tudo que rolou nesse período.
Os robotiquers estão nas redes📲
Acompanhe as novidades da robótica aqui na Agência de Notícias da Indústria e nos perfis do Festival SESI de Robótica no Instagram e Facebook.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI