Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

RIO - Com a alta competição no mercado de trabalho, qualquer detalhe conta para os candidatos, especialmente quando se participa de uma entrevista de emprego. Por isso é tão importante não cometer nenhum erro: a primeira impressão pode acabar sendo a última. Especialistas do site americano de carreiras Glassdoor.com elaboraram uma lista de sete pecados que podem arruinar a tão esperada entrevista de emprego.

Algumas recomendações são básicas, como evitar chegar atrasado e não chegar ao encontro sem estar muito bem informado sobre a empresa. Há também dicas sobre aspectos nos quais as pessoas pensam menos, como evitar perguntar sobre salários, benefícios e bônus. Consultores de RH garantem que candidatos não devem fazer esse tipo de pergunta, e sim mostrar ao entrevistador o que podem oferecer à empresa. O melhor a fazer é deixar para tirar as dúvidas em relação a remuneração quando receber uma proposta.

Outras questões importantes são não focar em outros cargos — apenas no que está sendo oferecido — e nunca transformar uma pergunta sobre seus defeitos em algo positivo, respondendo, por exemplo, que suas maiores fraquezas são ser perfeccionista e trabalhar duro. Soa pouco humilde. Clique aqui para conferir a lista com os sete maiores pecados numa entrevista de emprego.

Não chegue atrasado - Planeje-se para chegar antes da hora, contando com a possibilidade de um congestionamento incomum ou ainda com um defeito no seu carro. “Ainda que você tenha uma desculpa legítima, é difícil melhorar os efeitos de um atraso”, diz Pamela Skillings, cofundadora da da empresa de coaching Skillful Communications. “Os entrevistadores suspeitam porque ouvem as mesmas desculpas o tempo todo”, completa. Tudo bem não querer chegar com muita antecedência, para não parecer desesperado, mas é aconselhável chegar pelo menos cinco minutos antes.

Não apareça despreparado - Parece muito simples, mas muita gente vai a entrevistas de emprego sabendo muito pouco sobre a empresa em questão, quando uma busca no Google resolveria muita coisa. Consequentemente, acabam fazendo perguntas óbvias, o que sinaliza ao entrevistador que o profissional é preguiçoso. “Não pergunte se a empresa é pública ou privada, há quanto tempo está no negócio e onde são feitas as manufaturas, por exemplo”, aconselha Mark Jaffe, presidente da firma de recrutamento Wyatt & Jaffe.

Não pergunte sobre salário, benefícios e bônus - Sua primeira entrevista numa corporação não deve se pautar no que ela tem a lhe oferecer, mas no que você pode oferecer a ela. Isso significa que não é a hora adequada para questionar sobre período de férias, plano de saúde, indenizações ou licença por doença. Em vez disso, mostre ao entrevistador por que a empresa não pode viver sem você. “Seu interesse deve ser em relação ao trabalho e às responsabilidades que terá nele”, diz Terry Pile, consultor do Career Advisors.

Não foque em outros cargos, senão no que está sendo oferecido - Este não é o momento ideal para perguntar sobre outras oportunidades ou perspectivas futuras na empresa. É importante que o candidato esteja concentrado na vaga para a qual está concorrendo, dizem especialistas. Os recrutadores querem saber se o candidato está realmente comprometido com o cargo. “Não venha com o papo de que este cargo é apenas um passo na direção de um posto mais alto”, afirma Jaffe.

Não transforme as perguntas sobre fraquezas em algo positivo - Obviamente, os entrevistadores não são idiotas. Então, quando lhe perguntam sobre uma fraqueza e você diz que trabalha demais ou que é muito perfeccionista é bem provável que revirem os olhos, contrariados. Em vez de recorrer a isso, seja honesto e cite um defeito que pode ser melhorado. Assim você não arruína as suas chances de conseguir o emprego. Se você está concorrendo a uma vaga de gerente de projeto, por exemplo, não é muito inteligente ter poucas habilidades organizacionais, mas está tudo bem se disser que precisa aprender mais atalhos no Excel. “Fale sobre as habilidades que você ainda não tem, mas que vão agregar valor à função à qual concorre”, diz Pile.

Não minta - Muita gente acredita que exagerar na experiência ou mentir sobre ter sido demitido para conseguir um emprego é algo válido, mas esse pode ser o caminho mais curto para não ser contratado. Mesmo que você consiga a vaga, com meias-verdades, são grandes as chances de que não esteja bem preparado para assumir as funções que o cargo exigirá. Quanto mais se mente, mais se está propenso a “escorregar”. “Não exagere, não faça as coisas parecerem maiores do que são e não tome crédito por conquistas que não são suas”, recomenda Jaffe.

Não pergunte se há alguma razão para não ser contratado - Embora a pergunta possa situá-lo e trazer a oportunidade de falar sobre uma preocupação, não há garantias de que o entrevistador será honesto com você ou que tenha processado informação suficiente para responder a essa pergunta. “Para que levar o entrevistador a pensar sobre o que há de errado com você?”, questiona Skillings.

Fonte:http://oglobo.globo.com

Exibições: 102

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço