A Organização das Nações Unidas (ONU) assinou ontem uma resolução considerada “histórica”, reunindo autoridades e representantes de 175 nações para iniciar o estabelecimento do primeiro acordo global contra a poluição plástica. O documento, baseado em três projetos iniciais de autoria de diversos países, foi assinado por chefes de estado, ministros e ministras do meio-ambiente e representantes de todo o mundo, prevendo a criação de um Comitê Intergovernamental de Negociação (INC), para preparar o texto do acordo até 2024, a partir de reunião do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), ocorrida em Nairóbi, capital do Quênia.
ONU aponta agravamento da crise climática e Bolsonaro quer zerar imposto do diesel
A previsão é de que o texto estabeleça uma ampla agenda a ser cumprida pelos países, focando nas diversas etapas da poluição ligada ao plástico, desde sua produção, passando pelo descarte dos produtos, e chegando enfim ao processo de reciclagem do material. “Vamos iniciar o processo extremamente importante de negociação de um tratado forte para proibir a poluição plástica”, afirmou Sveinung Rotevatn, ministro norueguês do clima e do meio-ambiente, na abertura da última sessão do PNUMA. “É um dia para entrar nos livros de história”, afirmou, lembrando que o INC começará os trabalhos ainda em 2022 para apresentar o texto dentro da meta de dois anos estabelecida.
https://www.hypeness.com.br/1/2022/03/339a43c1-edit_plástico_onu_dandora-landfill-in-nairobi-kenya-where-much-of-the-waste-in-the-landfill-is-plastic.-300x192.jpg 300w" sizes="(max-width: 628px) 100vw, 628px" />
-Você sabia que os sacos plásticos foram criados pra salvar o planeta?
De acordo com comunicado das Nações Unidas, o PNUMA irá iniciar um fórum até o final de 2022, a fim de que as partes interessadas possam compartilhar práticas e experiências diferentes em todo o mundo, para facilitar o debate “informado pela ciência”, e auxiliar no desenvolvimento do texto. Em seguida, uma conferência diplomática será convocada pelo Programa, para que os Estados participantes possam retificar um documento final, que dirá respeito tanto às poluições marinhas quanto terrestres, a partir de todo tipo de produção plástica, incluindo os microplásticos.
nte 10% são recicladas, e 22% são lançadas em aterros sanitários.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI