Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O tecido paetê, está em alta há muitas temporadas, continua em nossa atual estação e na próxima, primavera/verão 2013, continua a se firmar.

Devido a isso, decidi compartilhar o assunto relatado em uma reportagem da edição nº: 65 da revista Costura Perfeita.

Paetês - Vamos Brilhar

 

Uma lantejoula ou lentejoula (do latim lenticula, mesma raiz de "lentilha") é um ornamento em formato de um pequeno disco para decorar roupas e acessórios de moda. É fabricada em uma grande variedade de cores e formas geométricas. Normalmente, as lantejoulas têm um furo no meio para possibilitar a costura nos tecidos. Um tecido bordado com lantejoulas recebe o nome de "paetê".

A base pode ser em tecido de malha ou em tecido plano. O mais comum é que seja encontrado em base de malha (tule).

A diversidade também é muito grande, partindo de texturas, cores e formatos diferentes. As roupas com paetês aparecem em diversas cores e modelos, de modo que oferece às mulheres muitas opções para se vestir. Os paetês podem ser encontrados em vestidos, saias,blusas,regatas,calças, casacos e até sapatos.

 

Embora o sucesso dos paetês seja grande, as confecções devem tomar alguns cuidados para escolher o produto e adequá-lo ao tipo de tecido. Alguns problemas podem surgir durante o processo produtivo. A seguir algumas dicas de como trabalhar com paetês:

 

1) Descanso

 

Como a maioria dos paetês possui a base de malha, o processo de descanso é muito similar ao convencional, sendo necessário um tempo de descanço mínimo de 24 horas, mas deve-se atentar para a maneira como esse tecido vai descançar, evitando que as lantejoulas se enrosquem entre si ou sejam dobradas. O ideal é que o tecido permaneça estendido em uma superfície plana durante o período de descanso. 

 

2) Corte

 

O material utilizado para a fabricação dos paetês é sintético ( PET, polietileno, polipropileno,etc.), podendo ocorrer fusionamento do material durante o corte. Isso ocorre porque a velocidade da máquina faz com que a faca desça e suba muito rapidamente, esquentando o material. Uma vez fusionado, as partes do produto cortadi podem ficar comprometidas. O tecido também pode enroscar na entrada da faca, fazendo com que a peça seja arrastada em vez de cortada. Para evitar problemas durante o corte, recomenda-se:

 

  • usar papel na parte superiore inferior do enfesto para amenizar o problema;
  • afiar constantemente a faca, pois, por causa das lantejoulas, ela perde corte rapidamente;
  • utilizar o mínimo possível de folhas por enfesto;
  • evitar etiquetas adesivas, pois a cola marca  o paetê.

 

 

3) Costura

 

  • trabalhar com velocidade reduzida das máquinas, para evitar quebra de agulhas, problema constante devido a estilhaços que ficam no paetê após o corte;
  • evitar desmanchar as costuras, pois os paetês ficam marcados;
  • sempre utilizar recobrimentos de costura, viés ou peças forradas. Os paetês danificados ou com pontas podem causar danos á pele;
  • fazer uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) durante o manuseio e a fabricação do artigo, pois os estilhaços do paetê podem provocar acidentes;
  • dependendo a gramatura do paetê, não fazer uso da máquina de overlock como acabamento, testes realizados nesses materiais não foram satisfatórios em máquinas de overlock, isso porque os estilhaços ficam com irregularidades após o corte, deixando muitas vezes pedaços pontiagudos e sem proteção.

 

 

 

4) Acabamento

 

O uso de aviamentos como zíperes, botões,fechos ou similares deve ser analisado. A utilização de caseados em paetês e aplicação de zíperes podem ser complicadas, dependendo do tipo de cobertura do tecido (espessura e tamanho do paetê). Outras possibilidades de acabamento devem ser estudadas.

Em relação à embalagem das peças, alguns paetês marcam ou quebram com facilidade, por isso o ideal é utilizar cabide. Caso não seja possível armazenar em cabides, dar preferência para embalagens com respirador.

 

 

5) Cuidados de conservação

 

Para a indicação da etiquetagem têxtil, conforme a ABNT NBR NM 3758, é necessária a realização de testes preliminares. Recomenda-se que os testes sejam realizados na peça pronta, porque o uso de forros ou acabamentos pode influenciar o processo de lavagem. Por exemplo: encolhimento, migração de cor etc.

Para a indicação da composição têxtil, recomenda-se solicitar a informação ao fabricante do tecido. Segundo a normalização, não é necessária a indicação do material da cobertura (lantejoulas), mas somente o material têxtil (base). Caso seja utilizado forro, a composição dele também deve constar na etiqueta.

Outro fator que deve ter atenção especial é que durante o processo produtivo todos os colabooradores devem utilizar equipamento de proteção individual (EPI), conforme previsto na NR6, para garantir a segurança e a integridade de todos.

Exibições: 2982

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço