Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Pernambuco terá polo de poliéster a partir de 2011

Fonte:|dci.com.br|

SÃO PAULO - A Região Nordeste do Brasil vai abrigar o mais importante polo integrado de poliéster da América Latina. Localizado no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, Pernambuco, o novo centro do produto receberá 64 novas máquinas para, ainda no primeiro semestre de 2011, iniciar formalmente a produção de ácido tereftálico purificado (PTA). A capacidade instalada do novo polo será de 700 mil toneladas deste produto, principal matéria-prima da área têxtil para a fabricação de filamento poliéster e de garrafas de PET.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o Brasil importou, em média, no ano passado, 408 mil toneladas de PTA de países como México, Tailândia e Estados Unidos. Baseado nestes dados, se o polo operar com capacidade total, o Brasil irá abrir as portas para exportar 342 mil toneladas. “Até agora foi comprometido aproximadamente R$ 1 bilhão em contratos assinados”, explica o gerente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Augusto Frank Caldas. O projeto recebeu investimentos de R$ 4 bilhões, tem o apoio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será o único local no País autorizado a produzir PTA.

“Cerca de 450 mil toneladas serão destinadas à fabricação de garrafas de PET, e outras 250 mil irão para o segmento têxtil”, explica Caldas.

A Companhia Petroquímica de Pernambuco (Petroquímica Suape) é um empreendimento liderado pela Petrobras Química S.A. (Petroquisa) para implementar o Complexo Petroquímico de Suape, e reúne três unidades industriais.


Exibições: 160

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço