De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), os negócios de pequeno porte voltaram a crescer.
Segundo destaca a divulgação oficial, foram 5 meses de queda, considerando o faturamento das empresas de pequeno porte. No entanto, no mês de fevereiro de 2023, as expectativas melhoraram para os setores da indústria, comércio e serviços.
De acordo com a pesquisa, a confiança dos pequenos empresários ficou em 88,4 pontos; o que significa um avanço de 3,8 pontos, considerando o comparativo com o mês de janeiro.
Em suma, os indicadores acima de 100 pontos mostram confiança, ao passo que a pontuação abaixo desse nível, sinaliza a baixa expectativa do empresário em relação a economia atual.
Embora o setor de serviços tenha se destacado desde o início do cenário pós-pandemia, já que, além de ser um dos primeiros setores a retomar suas atividades, ainda é um setor que se destaca no nível de novos empregos no país.
As expectativas positivas têm ocorrido por parte da indústria da transformação, sendo esse um indicador que fechou com 94 pontos. Além disso, os segmentos de alimentos e vestuários também têm crescido na questão de expectativa dos empresários para a economia do país.
Por outro lado, as indústrias do refino, metalurgia, produto de metal e produtos químicos, demonstram uma baixa confiança, considerando as expectativas dos empresários. Segundo destaca a divulgação oficial do Sebrae, a confiança dos micro e pequenos empresários subiu de 81,8 pontos para 86,3 pontos, sendo o maior indicador desde o mês de novembro de 2022.
O destaque para o comércio vai para o segmento de veículos, motos e peças, contudo todos os segmentos melhoraram economicamente, considerando os primeiros dados de 2023. O setor de serviços apresenta um índice satisfatório de 86 pontos.
Dentre os segmentos pesquisados, o destaque vai para o serviço relacionado à informação e a comunicação. No entanto, a confiança do setor de serviços relacionados aos transportes caiu, sendo essa a 6ª vez seguida, de acordo com a pesquisa.
As empresas de pequeno porte são muito importantes para a economia do Brasil e, por isso, a pesquisa considera a confiança dos empresários, mediante a demanda atual.
Portanto, esse acompanhamento é importante para a economia, considerando as oportunidades que podem surgir no mercado e a elaboração de políticas públicas para os setores que apresentam quedas.
https://noticiasconcursos.com.br/pesquisa-aponta-elevacao-das-expec...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI