O que se sabe sobre a tekhelet é que o Talmud diz que ela foi produzida a partir da secreção do caracol do mar que ainda é encontrado nas praias de Israel.
Judeu reza com tecido que carrega a histórica cor do céu conhecida como tekhelet em suas cordas, na Cisjordânia
Interpretações tradicionais têm caracterizado a tekhelet como um simbólico azul dos céus para que os judeus se lembrem de Deus. Mas não é isso, de acordo com um acadêmico israelense que realizou uma nova análise. Segundo ele, a tekhelet parece ter sido uma cor mais próxima de um roxo azulado.
O estudioso Zvi C. Koren, professor especializado em química analítica de corantes antigos, diz que identificou a primeira amostra física conhecida da tekhelet em um bordado minúsculo em um tecido de 2 mil anos recuperado em Massada, a fortaleza do rei Herodes. Mais tarde, o local viria a ser palco do suicídio coletivo de fanáticos judeus depois de um longo impasse contra os romanos.
"É realmente majestosa", disse Koren sobre a amostra, que segundo ele se manteve próxima à sua tonalidade original parecida com o índigo. Nesta segunda-feira, Koren irá apresentar um trabalho em uma conferência na Faculdade Shenkar de Engenharia e Design, onde dirige o Centro Edelstein de Análise de Artefatos Antigos. Até agora, os poucos corantes azuis ou roxos encontrados em tecidos do período na região foram obtidos de plantas, ele disse.
Tecido
O tecido que ele examinou é um dos muitos itens descobertos em Masada em 1960 e guardados na Universidade Hebraica em Jerusalém. Ele chegou a sua atenção quando o historiador britânico Hero Granger-Taylor, que se especializa em tecidos antigo, pediu-lhe para analisar alguns têxteis. Koren disse que ele foi o primeiro pesquisador a fazer a ligação entre o tecido e o corante de caracol.
Mesmo que não seja da cor do céu, segundo Koren, a noção tradicional da tekhelet – que sirva como um lembrete da existência do paraíso – ainda se encaixa. "A tekhelet é da cor do céu", disse Koren em seu laboratório. "Não é a cor do céu como nós o conhecemos, é a cor do céu à meia-noite". Ele fez uma pausa e acrescentou: "É quando você está sozinho à noite que você chega a Deus e é isso que a tekhelet representa".
FONTE: THE NEW YORK TIMES
Comentar
Muito interessante a postagem!
A história da indumentária me atrai ao explicar
os fatos, origem das cores, tecidos, seus significados.
Eliane,
As vestes cerimoniais sempre foram de linho.
Ainda hoje a Igreja Católica privilegia esta fibra.
Olá Fabrício...gostei da matéria...nunca imaginei uma veste sendo produzida a partir da secreção do Murex trunculus. Assunto muito interessante. Fiquei curiosa e busquei mais informações e encontrei um link também interessante. Segundo eles
"...Tekhelet é a palavra hebraica para a cor usada para fazer as vestes do Cohen Gadol ha (sumo sacerdote), as seções do Mishcan (tabernáculo do deserto), e do tekhelet p'til (fio azul) em tzitzith antiga. ..." http://www.garmentsofsalvation.net/about-murex-tzitzith.html
A cor é lindíssima!
um abraço
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI