Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os receios de que os conflitos na Líbia se estendam a outros produtores de petróleo estão a impulsionar os preços.

O preço do crude avançava 6,06% para 91,42 dólares, naquela que é a maior subida intradiária desde Abril de 2009. Já o preço do barril de 'brent', a referência para as importações portuguesas, avançava 3% para 105,60 dólares, em Londres. O 'brent' está assim a negociar em valores máximos de Setembro de 2008.

A provocar esta escalada no preço do 'ouro negro' estão os recentes conflitos na Líbia, que já provocaram mais de 300 mortos desde a passada terça-feira. A Reuters noticiava hoje que os aviões e helicópteros do exército líbio teriam começado a bombardear Tripoli 'indiscriminadamente' ao final da tarde, sendo incontáveis ainda as vítimas deste ataque. A Líbia é o principal produtor de petróleo de África e os investidores temem que o fornecimento da matéria-prima seja interrompido.

Prova desta preocupação foi o anúncio, esta manhã, de que a BP interrompeu os seus trabalhos de exploração no país e começou a mandar para fora do país parte do seu ‘staff'. A petrolífera norueguesa Statoil começou a fazer o mesmo.

"As tensões no Médio Oriente, particularmente na Líbia com a revolta contra Kadhafi, estão a ter impacto", afirma Ben Westmore, economista do Banco Nacional da Austrália, à Bloomberg. "Não é uma Arábia Saudita ou um Irão, mas se a oferta for limitada por causa dos conflitos isso terá impacto no equilíbrio do mercado", acrescentou

 

 

FONTE: http://economico.sapo.pt/noticias/petroleo-dispara-6_111654.html

Exibições: 63

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço