Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Philippe Metzger, CEO da IEC, concede entrevista exclusiva à ABNT

Pela primeira vez no Brasil desde que tomou posse, em 2020, como secretário-geral e CEO da Comissão Eletrotécnica Internacional – IEC, Philippe Metzger participou de encontro com ABNT, na sede da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE, no último dia 26 de fevereiro, para tratar de normalização alicerçada no atendimento às necessidad..., e concedeu, na sequência, entrevista exclusiva ao nosso portal.

Metzger reconheceu a grandeza econômica do País, em âmbito mundial, comentou sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia, apontou o que é necessário para a sociedade brasileira se tornar totalmente digital, além de ter reconhecido a relevância da parceria e cooperação entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas e IEC. “Trabalhar em conjunto é essencial. Nenhuma organização pode ter sucesso sozinha”, sinalizou o CEO.

Antes de ingressar na IEC, Metzger, que é
advogado, publicou vários artigos sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC)
e direito da concorrência; foi diretor-geral do Escritório Federal Suíço de
Comunicações (OFCOM); vice-diretor do Departamento de Desenvolvimento da União
Internacional de Telecomunicações (UIT); e diretor da Associação Europeia de Livre
Comércio (EFTA).

Hoje, o secretário-geral e CEO também é responsável pelas operações diárias da IEC, comissão esta que reúne mais de 170
países e coordena o trabalho de 20 mil especialistas em todo o mundo, os quais
estão inseridos em todas as áreas de eletrotecnologia.

A ABNT é membro da IEC desde 1940 e o Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecom..., inserido na IEC, é responsável pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT – CB-003.

“A sociedade brasileira pode aproveitar todos os aspectos da participação direta nos sistemas de normalização e avaliação global da conformidade da IEC, tanto colaborando com sua definição quanto utilizando-se de normas e certificações para que seus produtos sejam aceitos em múltiplos mercados”, destacou Metzger.

Philippe Metzger - Secretário-Geral e CEO da IEC - Foto divulgação.

Confira, agora, a íntegra da entrevista:

Philippe Metzger – É a primeira vez que visito o Brasil e, logo de início, vejo que o país tem uma economia enorme e diversificada e, em geral, isso também se reflete na indústria elétrica e eletrônica. Por outro lado, a presença de especialistas técnicos do Brasil nos comitês e subcomitês técnicos da IEC sempre foi reconhecida e relevante.

ABNT – Na sua opinião, o que falta para a sociedade brasileira se tornar totalmente digital?

Philippe Metzger – Primeiro, a IEC está trabalhando para estar preparada. Ao olharmos para o futuro, como podemos garantir que a IEC não apenas mantenha sua abrangência, mas, ainda mais, colha os benefícios das muitas oportunidades que estão surgindo à medida que fazemos a transição para um futuro totalmente eletrificado e digital?

Para isso, o novo Plano Estratégico da IEC tem como primeiro tema: “Habilitando uma sociedade digital e totalmente eletrificada”, que prevê um mundo em que a energia elétrica, gerada de forma renovável e neutra em carbono, seja mundial e economicamente acessível para todos como a principal forma de energia, sustentável e eficiente em termos energéticos, alimentando o crescimento de nossas sociedades.

Para avançar rumo a uma sociedade totalmente digital, o Brasil, como outros países, precisa estar presente em todos os fóruns onde esse tema é discutido, desenvolvido e aprimorado. O desenvolvimento do nosso setor elétrico e eletrônico é cada vez mais rápido, não permitindo que os países esperem ou se afastem desse desenvolvimento. A participação permanente e próxima é extremamente importante.

Também nessa matéria, a cibersegurança é essencial para uma transformação digital confiável e resiliente. As normas internacionais e os sistemas de avaliação de conformidade da IEC abordam a segurança da tecnologia da informação (TI) e da tecnologia operacional (OT), como a encontrada em infraestrutura crítica e outros sistemas físicos cibernéticos.

ABNT – Qual é a maior contribuição da IEC para um futuro global mais sustentável?

Philippe Metzger – Ainda no Plano Estratégico da IEC, como segundo tema, os membros do organismo estabeleceram: “Fomentando um mundo sustentável”, para garantir que a sociedade se beneficie dos avanços das novas tecnologias, mitigando possíveis efeitos adversos.

A indústria está cada vez mais sendo medida por novas demandas da sociedade. Já não basta que os produtos sejam seguros; eles também devem atender às expectativas relacionadas à sua sustentabilidade ambiental ou social. Tópicos como a economia circular estão introduzindo novos critérios pelos quais agora temos que avaliar os produtos.

ABNT – Como você avalia a cooperação ABNT e IEC?

Philippe Metzger – A relação e cooperação entre ABNT e IEC é fortemente reconhecida e ocorre por meio do Comitê Nacional da IEC no Brasil, representado pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações, bem como por intermédio da ISO, com a qual a IEC trabalha intensamente em conjunto, sendo a ABNT membro deste organismo internacional.

ABNT – O que a sociedade brasileira ganha com a parceria entre ABNT e IEC?

Philippe Metzger – A sociedade brasileira pode aproveitar todos os aspectos da participação direta nos sistemas de normalização e avaliação global da conformidade da IEC, tanto participando de sua definição quanto utilizando-se de normas e certificações para que seus produtos sejam aceitos em múltiplos mercados.

ABNT – Como você vê o Brasil em termos de comércio mundial e regional?

Philippe Metzger – Como mencionei, o Brasil tem uma grande economia e, com isso, é um importante player no comércio internacional e regional.

A presença do Brasil nos fóruns de discussão é de extrema importância para que grandes mercados tenham uma participação equilibrada, contribuindo para o desenvolvimento global.

ABNT – Qual é a sua opinião sobre o acordo entre a União Europeia e Mercosul (Brasil)?

Philippe Metzger – A IEC fornece ferramentas importantes para o comércio local, regional e internacional. São as normas internacionais e sistemas de avaliação de conformidade da IEC que podem servir de referência nesse tipo de acordo. Dentro dos acordos de livre comércio, como essas ferramentas são comumente utilizadas e aplicadas pelos signatários, pode-se garantir que os produtos que circulam entre as partes tenham uma qualidade mínima desejável e sejam competitivos em benefício de ambas as sociedades.

ABNT – O protecionismo é um impedimento para o comércio global sustentável?

Philippe Metzger – A IEC contribui com todas as iniciativas da Organização Mundial do Comércio (OMC), por meio das disposições do TBT (Comitê de Barreiras Técnicas ao Comércio), para que o mundo caminhe para um comércio mais ativo que garanta competitividade e qualidade. Obviamente, as políticas comerciais, em última instância, são definidas pelos países, que conhecem bem suas próprias realidades.

ABNT – Deixe uma mensagem para a ABNT e toda a indústria brasileira.

Philippe Metzger – A participação em todos os níveis da normalização internacional, do técnico ao de governança, sempre foi fundamental para o avanço de um país. O que pensamos é que esta deve ser cada vez mais dinâmica e ativa, com a participação cada vez maior das novas gerações de profissionais, que também vêm de novas áreas de inovação, garantindo a inclusão e a diversidade. Além disso, de acordo com o terceiro tema do plano estratégico da IEC “Liderando na confiança, inclusão e colaboração”, trabalhar em conjunto é essencial, nenhuma organização pode ter sucesso sozinha.

Philippe Metzger, ao centro, no encontro com ABNT, na ABINEE. Select an Image

https://www.abnt.org.br/noticia/2428/Philippe-Metzger-CEO-da-IEC-co...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 49

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço