PIB anual
Variação real sobre o período anterior (%)
A economia brasileira caiu 3,6% em 2016 em relação ao ano anterior, segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho negativo é o pior da história – superando as quedas vistas em 1930 e 1931 – e foi registrado em todos os setores.
O resultado veio pior que as estimativas dos economistas consultados pelo Boletim Focus, cuja última previsão para o ano, de janeiro, apontava queda de 3,49% no período.
PIB anual
Variação real sobre o período anterior (%)
No 4º trimestre do ano passado, a atividade econômica recuou 0,9% em relação ao trimestre anterior, a oitava queda seguida neste tipo de comparação. No confronto entre o último trimestre de 2016 e o de de 2015, a queda foi de 2,5%.
A queda da atividade em 2016 foi vista nos três setores produtivos da economia analisados pelo IBGE, com recuos na agropecuária (-6,6%), na indústria (-3,8%) e nos serviços (-2,7%). No total,a soma da produção foi de 6.266,9 bilhões de reais. Do lado da demanda, a queda no ano também foi generalizada, atingindo o consumo das famílias (-4,2%), do governo (-0,6%) e os investimentos (-10,2%). Já as exportações tiveram alta de 1,9%, enquanto as importações diminuíram 10,9%.
PIB por setor - produção
Variação no ano (em %)
PIB por setor - demanda
Variação no ano (em %)
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI