Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Polícia intervém em protesto contra exigência de roupas adequadas no TA

Na noite desta terça-feira (18), manifestantes vestidos de saias tentaram entrar no Teatro Amazonas para assistir espetáculo, mas foram barrados. A polícia foi acionada.

[ i ] Depois de diálogo entre manifestantes e a diretoria do Teatro, a entrada foi liberada.

Manaus - Uma manifestação reuniu cerca de 30 pessoas, entre professores e alunos do curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em frente ao Teatro Amazonas no início da noite desta terça-feira (18). Os homens vestiram saias, em um protesto que denominaram de “Saia para o Teatro”, contra a exigência de vestimentas adequadas para adentrar ao local em noite de espetáculo.

De acordo com o aluno Ítalo Soares, nessa segunda-feira, dois professores foram convidados a se retirar do Teatro e impedidos de assistir a uma peça. “Eles estavam de bermuda e os funcionários disseram que eles não estavam de acordo e nem elegante, sendo que algumas mulheres entraram no local de saia curta”, explicou. “Então, pegamos essa questão e houve a proposta que os homens viessem de saia para fazer o protesto”, disse.

O professor de teatro Jhon Castro foi um dos impedidos de entrar no Teatro Amazonas ontem. Ele classificou a atitude como discriminatória.

“Quem trabalha com isso, deve zelar pela formação do espectador. Sobre as roupas, não acreditamos que haja algo elegante ou não”, afirmou o professor. “Invocamos artigos da Constituição Federal que nos dão direito de ir e vir e acesso à cultura. Esta é uma forma de manifestar pacificamente e fazer valer o nosso direito”.

O universitário Ismael Farias disse que o inconveniente da última segunda, não é o primeiro e que já houve outros casos. “A atitude é segregadora. Temos uma Faculdade de Artes no Estado e quem vai assistir as nossas peças? Esta é uma casa do povo e o povo deve ter acesso”, questionou.

Alguns manifestantes tentaram entrar no Teatro, mas houve uma tentativa de barragem. Policiais da 24ª Companhia Interativa Comunitária foram acionados. Depois de uma conversa, a diretoria do Teatro permitiu a entrada dos manifestantes.

“Fomos acionados para garantir a ordem e a segurança de todos. Os manifestantes conseguiram entrar e assistir o espetáculo”, afirmou o sargento Altamir Motta.

“Sobre as exigências de vestimentas adequadas para adentrar nos espetáculos noturnos, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) informou, em nota, que todos os teatros do mundo possuem regras para a frequência nos seus eventos, uma questão de respeito ao local e aos artistas que ali se apresentam”.

E ainda: “A SEC entende todas as formas de expressão, mas respeita não somente o templo da cultura, mas a arte e os artistas”.

http://www.d24am.com/plus/artes-shows/policia-intervem-em-protesto-...

Exibições: 53

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço