Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Pólo de confecções de Londrina vai ganhar laboratório de costura

Fonte:|aenoticias.pr.gov.br|

O Paraná vai abrigar o primeiro Laboratório para Ensaios de Costurabilidade do Sul do Brasil. A informação é da professora Margareth Anna Zekveld Daher, coordenadora técnica e científica do projeto que está sendo executado numa parceria entre o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

De acordo com Margareth, a instalação do laboratório deve-se ao fato do Paraná ser atualmente o segundo maior pólo de produção de confecção do País. “E especificamente Londrina foi escolhida porque 70% das empresas de confecção ficam na cidade e municípios da região”, detalha. “E é preciso destacar a importância que a costura exerce na produtividade dessas empresas”, completa a professora.

Segundo dados divulgados pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário do Paraná (Sivepar), existem hoje 4200 empresas que fabricam 150 milhões de peças por ano, com um faturamento anual de R$ 2,8 bilhões. Londrina e região são responsáveis pela produção de 11 milhões de peças por ano, gerando em média 12 mil empregos.

“Fechar um convênio com instituição pública no próprio Estado para poder ajudar o micro e pequeno produtor é muito significativo para o Ipem, ainda mais em se tratando da UEL, uma das melhores universidades do País. É uma parceria na qual ambas as partes vão extrair novos conhecimentos, revertendo em benefício dos micro e pequenos empresários”, explica Marco Antônio Berberi, presidente do Ipem, sinalizando que esse tipo de parceria também está aberto a instituições particulares.

Berberi revelou que o próximo passo será estabelecer uma ação conjunta com o Sebrae, como já existe em Curitiba, visando apresentar uma alavanca na produção e na adequação dos produtos para as exigências da exportação.

Peças resistentes - O Laboratório para Ensaios de Costurabilidade será instalado em espaço junto ao Escritório Regional do Ipem em Londrina. E, além de dar suporte para pequenas e micro empresas no desenvolvimento de novos produtos, será responsável também pela realização de ensaios para verificação da resistência da costura em atendimento às normas técnicas.
“A costura é que dá resistência à peça e nesse sentido perde sua funcionalidade se por acaso romper os fios do tecido, ou ainda se houver rompimento da linha, ou outro problema como esgarçamento, deslize do tecido ou da costura”, diz Margareth para explicar “a relevância de um laboratório deste porte voltado a este setor”.

A professora acrescenta que todo processo para aquisição dos equipamentos para que o laboratório entre em funcionamento já está em fase de conclusão. “Apenas falta contratação de pessoal que deverá ser treinado em São Paulo”, conta. A metodologia especifica para realização dos ensaios foi repassada pelo Serviço Nacional da Indústria de São Paulo – Senai/SP.

Exibições: 185

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço