“Com o estagiário, tenho a oportunidade de aprender e entender meu novo público. Não é só o meu profissional que vai estar diferente daqui 10 anos, meus clientes também", diz Palaez.
Abra caminhos para um estagiário crescer
Outro erro que pode acontecer dentro das empresas é não dar oportunidade para o estagiário se destacar. Tanto por um estigma de que ele não tem conhecimento suficiente quanto pelo medo do erro. Um dos pontos que o Pelaez explica é que é preciso abrir espaço para a experimentação.
“O estagiário tem muita garra e vontade de aprender. Se você coloca esse profissional na empresa e traz oportunidades, se você como líder sabe integrar o que ele gosta com novos desafios e, principalmente, dando espaço pro erro, sem julgar.", explica o empresário.
Ele reforçar que quando um estagiário bem treinado cresce ao ponto de não caber mais na função, essa é a hora de dar a ele uma promoção. A recompensa do esforço – do líder e do funcionário - é a efetivação daquela parceria.
Muito mais que meros funcionários
A Associação Brasileira de Estágios (ABRES) explica que entre 40% e 60% das empresas querem reter um talento.
Karoline Castello, 40 anos, jornalista e sócia diretora da Tangerina Comunicação, explica que outros fatores, além de técnica, pontualidade e comprometimento, contribuem para efetivar um estagiário. "Valorizo muito quando eles aprendem a se relacionar com as pessoas, quando não têm medo de trazer ideias”, explica a Karol.
A Tangerina é uma das mais de 6 mil empresas que contam com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) como ponte na seleção dos estagiários. Para contar com essa expertise, basta entrar em contato com o IEL do estado.
“Eles questionam e isso nos coloca pra pensar. Eles fazem muitos porquês e isso é rico demais. Faz a gente pensar, a entender se o que a gente tá fazendo é o mais correto.”, complementa Pelaez.
Aqui vão três fatores importantes pra observar se você está pensando em efetivar um estagiário - ou se você é o estagiário que pretende ser contratado!
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI