Você sabia que existe uma grande diferença entre ser um profissional com potencial e ser um profissional que tem boa performance? Essa é uma dúvida frequente no mundo corporativo e, apesar de serem os dois lados de uma mesma moeda e precisarem caminhar sempre de forma conjunta, o potencial e a performance apontam para direções diferentes.
Um profissional que tem potencial, não importa em qual área ou em qual função ele trabalhe, consegue desempenhar seu papel de forma simples, rápida e sem esforço, com um resultado superior. "O profissional com potencial faz o que precisa ser feito 'com as mãos nas costas', sem sofrimento", explica o empresário Michael Aboud, um dos principais empresários brasileiros nos setores de imóveis, mineração e investimentos.
Em contrapartida, um profissional que tem boa performance, precisa de um pouco mais de esforço para cumprir a mesma tarefa. "Ele precisa de processos, procedimentos bem estabelecidos e por isso, acaba 'sofrendo mais' e levando mais tempo para fazer a mesma tarefa que alguém que tem potencial, por exemplo", completa Aboud.
Apesar da diferença no curto prazo parecer que ter potencial é melhor, no longo prazo esse jogo muda quando o assunto é criar estabilidade e se tornar um profissional além da média. "Ao longo do tempo, o profissional que tem apenas potencial pode acabar se tornando mediano, porque ele sabe o que faz, sabe que faz bem e pode acabar deixando para última hora. Enquanto isso, o profissional com boa performance, apesar de sofrer mais, nunca deixa de treinar e pode criar estabilidade, uma base sólida para a sua vida", diz o empresário.
Quem ganha esse embate?
"Para chegar ao topo, o potencial precisa encontrar a performance. O profissional que tem potencial, precisa desenvolver uma boa performance e vice-versa", explica Michael Aboud. E de fato, é a soma das características que faz um profissional deixar de ser mediano e se tornar imbatível, afinal, não é porque temos um diferencial ou grau de facilidade em determinado assunto que devemos deixar de praticá-lo, ou nos deixar acomodar.
Perfil potencial
Para quem tem o perfil mais potencial, é preciso ficar de olho nas seguintes características a serem trabalhadas:
- Praticar seus talentos e buscar se atualizar e se desenvolver continuamente;
- Melhorar ao menos 1% sempre que precisar fazer um novo projeto;
- Não deixar para última hora só porque tem facilidade;
- Criar métodos e processos bem estabelecidos para ter um controle de qualidade;
- Saber lidar com diferentes paradigmas e oposições.
Perfil de boa performance
Para quem não tem um grande potencial, mas tem força de vontade para aprender, alguns pontos também podem ser trabalhados:
- Buscar cursos e treinamentos que possam melhorar a visão técnica e os conhecimentos sobre determinado assunto;
- Treinar, treinar e treinar;
- Dispor de energia e dinamismo para investir cada vez mais na atividade;
- Criar métodos que sejam fáceis de serem aplicados para melhorar a velocidade do trabalho;
- Praticar a habilidade para entender e conduzir mudanças.
https://www.segs.com.br/seguros/364154-potencial-vs-performance-qua...
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI