Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Processo rápido: Soja perde lugar para a cultura do algodão!!

A colheita da soja segue em ritmo intenso em Mato Grosso. Os produtores comemoram a boa produtividade das variedades precoces.

A seca atrasou o plantio na região oeste de Mato Grosso, mas ainda assim deu tempo de colher mais cedo.

Na primeira semana de janeiro, a soja super precoce plantada no município de Sapezal já estava pronta. A safra 2010/2011 pode passar de 19 milhões de toneladas e será a maior da história do estado. A colheita está só começando. Os grãos que abastecem os caminhões estão muito valorizados no mercado.

“Ela vale mais do que a média. As empresas precisam dessa mercadoria para começar a operar o maquinário do esmagamento”, explicou o agrônomo Carlos Filipin.

Além disso, a soja precoce oferece outra vantagem. Dá espaço a uma cultura cada vez mais em alta, o algodão. O processo é rápido. As máquinas trabalham praticamente juntas. Passa a que colhe e em seguida a que planta.

“O espaço de plantio é muito curto. Então, a gente opta por fazer duas safras e aí temos um prazo de 20 a 30 dias, no máximo, para plantar porque se atrasar muito, falta chuva lá na frente e o algodão acaba não atingindo a média que a gente deseja”, finalizou Carlos da Luz.

Até agora, a área colhida de soja em mato grosso é de 1,3%. No mesmo período do ano passado, os agricultores já tinham colhido 6% das lavouras.

 

FONTE:  GLOBO RURAL

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço