Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Projeto Estruturante reposiciona indústria têxtil baiana

Fonte:|bahianoticias.com.br|

Destaque nos mais variados cenários culturais, a Bahia, aos poucos, vinha se distanciando dos demais centros produtores de vestuário do Brasil. Preocupado com a situação da indústria têxtil baiana, o governo, através de estudos, considerou necessária a introdução e ampliação do design nas empresas, aumentando assim o valor agregado dos produtos têxteis locais. Foi através desta ação que nasceu o Projeto Estruturante, que funciona como capacitador de talentos da moda baiana.

Dentro da iniciativa, 80 empresas do setor e 40 designers de moda receberam capacitação e consultoria do Instituto Brasileiro de Moda (IBModa), escolhido pelo governo através de licitação. Os trabalhos foram conduzidos por um ano, recebendo grandes nomes do setor no Brasil, como Sylvia Demetresco, Paula Dib e o celebrado estilista mineiro Ronaldo Fraga. Os esforços culminaram na realização de um grande evento de moda na última semana, onde os participante puderam mostrar os resultados do projeto.

“Os produtos apresentados tiveram um nível surpreendente, e o trabalho de alguns dos designers têm tudo para alcançar o mercado internacional”, garantiu Geni Ribeiro, consultora da ABIT e especializada em avaliação de produtos têxteis brasileiros para inserção no mercado internacional.

“O projeto formou uma leva de designers com altíssimo grau de compreensão da profundidade, abrangência e complexidade da cultura baiana, com amplo domínio em pesquisa de moda e em consultoria, e os empresários conseguiram entender a importância de terem designers agregados ao seu processo de criação e produção. Estão plantadas as condições ideais para um grande salto da indústria têxtil baiana”, reforçou André Robic, diretor executivo do IBModa.

As coleções apresentadas no evento, que aconteceu na última sexta-feira (9) servirão como base para o desenvolvimento de uma coleção mais completa, que deve ser apresentada nacionalmente, em maio de 2010.

bahianoticias.com.br/

Exibições: 44

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Antonio Moreira Neto em 18 outubro 2009 às 22:28
acrescente a criatividade do povo desta terra

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço