Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Resultado de imagem para qual é o seu salario

Pode ser que você fale: "ah, meu salário é R$ 5 mil por mês".

E se eu te dissesse que seu salário não é 5 mil reais por mês? R$ 5 mil/mês é aquilo que fizeram você acreditar que é o seu salário, mas na verdade, esse não é o seu salário.

Pra falar que teu salário é 5 mil/mês teríamos que fazer conta.

O teu patrão ou gestor que cuida da empresa, todo final de cada ano, ele faz uma coisa chamada: orçamento.

Toda empresa que se preza tem um orçamento.

O orçamento estabelece todas as despesas,  linha por linha, em cada categoria do ano seguinte.

Geralmente o orçamento é aprovado pelo conselho administrativo da empresa e o gestor tem que seguir aquele orçamento no ano que entra. Ele tem que cumprir. Ele tem autonomia para fazer tudo dentro daquele orçamento. E dentro desse orçamento está orçado o teu salário.

Como assim, não é 5 mil o meu salário? Não. Explico.

A empresa já calcula o que vai gastar com você naquele ano. Além desses 5 mil, ela vai gastar mais férias, adicional de férias, 13 salário, FGTS, INSS, benefícios como vale alimentação, plano de saúde, transporte, etc.

Em outras palavras o gestor não olha pra você como 5 mil, ele olha pra você como pelo menos 10 mil/mês.

Você acredita, ou fizeram você acreditar, que ganha você 5 mil/mês, porém o teu gestor, o teu patrão sabe que você custa 10 mil. Entende?

Todavia o mais interessante, é que mesmo você iludido que seu salário é 5 mil/mês, e que na realidade não é 5 mil/mês e sim, 10 mil/mês, você NÃO recebe 5 mil/mês.

Você tem uma série de descontos na sua folha. E esses descontos vão fazer que você pegue na sua mão uns 3500 de valor líquido, daquilo que você se iludia que era o seu salário.

Bom, porém daquilo que você pega na sua mão, provavelmente você diz: "bem, esse é o meu salário liquido". Porque já descontaram todos os impostos, o líquido está na minha mão.

Quando você fala isso, não apenas estando iludido que o seu salário verdadeiro é de 5 mil, você passa a ser iludido novamente. Porque seu salário líquido não é esses 3500 mil que você ta pegando na mão.

Líquido é aquilo que está livre de impostos. Livre de qualquer outro tipo de despesa. Então esse líquido de 3500 mil também não é verdade. Esse dinheiro ainda não está livre de impostos. Por quê?

Porque a partir do momento que você pega esse dinheiro na mão, você vai consumir.  Você vai comprar uma série de produtos e serviços.

E dentro de todo o preço de produtos e serviços que você vai consumir, estarão impostos embutidos, escondidos, maquiados de preço. Diferente de outros paises onde esses impostos estão separados do valor do produto.

Logo aquele 3500 que você acreditava que era teu salário líquido, ele já não é o teu salário liquido. Significa que desses 3500, líquido mesmo é 1750. Por que?

Porque a média de impostos maquiados, escondidos, travestidos de preços no Brasil é de 50%. Isso significa que metade do que você gasta é imposto. Assim esses 3500 que você achava que era liquido, na verdade é 1750.

Mas recapitulando: 1750 de um salário liquido, mentiroso, que você acreditou que era 3500, de um salário mentiroso que você acreditou que era 5000, e de um salário verdadeiro que é 10000.

Na verdade, desses 10000, líquido mesmo é 1750. Porque essa a maneira que o estado, que o sistema, que o governo drena dinheiro da sociedade para os seus palácios, para os seus esquemas e para os seus modos operantes que conhecemos muito bem.

Não estou falando de corrupção. Se não existisse corrupção no Brasil, por si só, esses números mostrados aqui já são escandalosos.

Contudo o mais interessante disso tudo é que o empregado (não são todos, porque alguns já estão abrindo os olhos, estão começando a perceber a propaganda enganosa que é esse sistema), mas o empregado enganado dessa forma ainda acredita que é "protegido" pela tal CLT, por um conjunto de leis trabalhistas obsoletas, que o "protegem" com "direitos" e "garantias" trabalhistas conquistadas com a força e luta de um bando de gente que foi manipulada e usada como massa de manobra por aqueles que controlavam e controlam até hoje a narrativa, em manter as pessoas escravizadas dessa forma.

Pare pra pensar: ter 1750 reais de poder de compra e custar para uma empresa 10000 mil reais. É isso que faz a CLT combinada com o sistema tributário. Isso é o que acontece.

Mas afinal, a quem interessa esse sistema? E as garantias como FGTS, 13º Salário, Aposentadoria, você recebe por isso mesmo?... continuarei no próximo post.

Concorda ou não? Queria ler sua opinião sobre isso...

Abraço.

Exibições: 165

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço