(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor foca muito mais o problema do que a solução.
Vejam alguns cenários de alguns clientes em características similares:
Um cliente meu gostaria de dispensar o seu vendedor porque não cumpria o horário de trabalho, quando na realidade este vendedor era o melhor da equipe e conseguia trazer resultados que os demais não conseguiam. O que é melhor? Um vendedor “rebelde” que traz resultados ou um vendedor “cordeirinho” que não traz resultados? Um vendedor com as duas características é o sonho de muitos empreendedores, mas encontrá-lo não é fácil e, quando se encontra, nem sempre se pode pagá-lo.
Outro cliente meu tinha um problema gravíssimo com um cliente dele e este, gostaria que determinado valor fosse resolvido. Pela pressão do cliente dele, se fugia e se protelava cada vez mais a solução do problema, isto devido às dificuldades financeiras, quando de repente, se tem uma idéia, por que não apresentar um produto alternativo? Ao se apresentar o produto alternativo, o credor se empolgou, gostou da idéia e até aumentou o pedido. Neste caso, o mal estar foi resolvido, o cliente foi recuperado e, ainda, se obteve mais negócios com o mesmo.
Quando a lei “Cidade Limpa” entrou em vigor em São Paulo, empresas de comunicação visual só conseguiam enxergar prejuízos, falências e tudo de pior. Poucos foram os que se prepararam para oferecer um produto que se adaptava à nova lei, uma vez que quase cem mil estabelecimentos comerciais e industriais teriam que se adaptar a esta nova realidade. Quem se estruturou e se preparou não se arrepende até hoje daquele momento, pois muitos trabalhos e clientes foram conquistados para que as empresas se adaptassem à lei. Foi uma oportunidade de bons negócios àquilo que parecia um problema.
Caro empreendedor, o velho ditado onde diz “só não há solução para a morte”, também é uma grande oportunidade para as empresas responsáveis pelo sepultamento e floriculturas, então, sugiro começar focar mais em soluções e menos em problemas, pois o futuro do seu negócio está nas soluções.
Tente enxergar o que a maioria não consegue e, certamente, o seu diferencial de mercado já estará sendo formado, não se esqueça de informar o mercado sobre o seu diferencial, ele não é obrigado a descobrir isto e, talvez, nem esteja interessado em procurar, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
edson.oliveira@consultoriaplanecon.com.br
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI