Contexto de ameaças virtuais cada dia mais complexas traz dúvidas sobre a capacidade das empresas lidarem com ambientes remotos, mas há como fazer isso de forma segura.
Uma pesquisa recém divulgada pela Marsh – o Relatório do Estado da Resiliência Cibernética – aponta que, mesmo com a aceleração da transformação digital ocasionada pela pandemia, muitas empresas ainda não estão confiantes em sua capacidade de gerenciar um ataque cibernético. Líder mundial em corretagem de seguros e consultoria de risco, a Marsh ouviu 660 tomadores de decisão ao redor do mundo – 162 deles na América Latina – para obter sua perspectiva sobre temas como segurança digital, TI, gestão de riscos e seguros, finanças e liderança executiva.
De acordo com o estudo, em 2022, apenas 19% dos entrevistados na América Latina disseram estar muito confiantes em sua capacidade de entender e avaliar ameaças cibernéticas e 16% em suas habilidades de gerenciar e responder a incidentes cibernéticos. Mais que isso, o Relatório apontou que 63% das empresas entrevistadas da América Latina e do Caribe consideram que o trabalho remoto as coloca em risco de um ataque cibernético, seguido pelo uso de dispositivos móveis pessoais de funcionários (59%).
“Se de um lado temos poucas empresas confiantes em suas estratégias e, de outro, o reconhecimento de que eles estão sob maior risco, há aqui um grande desafio a ser superado”, avalia Aaron Boshers, product security manager da TeamViewer. Uma das soluções propostas para minimizar o problema e reduzir este gap entre ameaças e preparação das empresas, é a adoção de plataformas de conectividade corporativa que permitam implementações de estrutura de gerenciamento de TI em larga escala com rapidez e facilidade.
Boshers cita o exemplo do TeamViewer Tensor™, plataforma de acesso remoto empresarial alimentada pela maior infraestrutura de conexão remota do mundo, abrangendo 200 países e mais de 2,5 bilhões de dispositivos conectados. A solução se adapta linearmente às necessidades das empresas e oferece conectividade segura e suporte em tempo real em um ambiente SaaS conveniente e pronto para implementar, além de recursos como:
Auditabilidade – permite que as empresas optem ou não pela coleta de um registro de todas as ações relevantes (quem, o que, quando, onde) durante as sessões de controle remoto e das atividades realizadas no nível do console de gerenciamento, com relatórios visíveis apenas para usuários autorizados.
Escalabilidade – pode ser facilmente dimensionado para um grande número de dispositivos Windows e Mac, usando soluções de implementação de software padrão. Os usuários finais não são incomodados, com entrada mínima exigida pelos administradores e o serviço pode estar pronto e funcionando em minutos.
Produtividade – pode ser integrado a muitas das plataformas comumente usadas em grandes organizações, tais como Microsoft Intune, Dynamics 365 e Active Directory, MobileIron, Amazon WorkSpaces, Zendesk, ServiceNow, Atlassian Jira, Freshworks, Freshdesk, IBM MaaS360, Salesforce, NinjaRMM e outros.
Gerenciabilidade – conecta PC com PC, celular com PC, PC com celular e até celular com celular rodando em Windows, macOS, Linux, Chrome OS, iOS, Android, Plataforma Universal do Windows e BlackBerry.
Segurança – trabalha com provedores de identidade usando SAML 2.0 para melhor gerenciar, centralizar, proteger e controlar logins de contas (por exemplo, ADFS, Azure Okta e OneLogin). Ele oferece Logon único (SSO) para autenticação mais eficiente de usuários e aproveitamento de políticas corporativas de gerenciamento de usuário central conforme definido com o provedor de identidade (por exemplo, políticas de senha, autenticação de cartão inteligente, YubiKey); e acesso condicional, uma estrutura que controla quais dispositivos, usuários e grupos de usuários que utilizam o TeamViewer Tensor têm acesso a quais fontes de dados, serviços e aplicativos em sua organização. Com o acesso condicional, os gerentes de TI e segurança da empresa podem supervisionar o acesso e o uso do TeamViewer em toda a empresa a partir de um único local.
“Além disso, o TeamViewer Tensor pode ser instalado e atualizado silenciosamente em todos os dispositivos corporativos por administradores de rede com acesso de segurança apropriado”, explica o executivo da TeamViewer, ressaltando a oferta de suporte operacional e a dispositivos sem interrupções enquanto mantém todos os dispositivos da rede funcionando com as atualizações de software mais recentes.
Formas de proteção
Essas características, segundo Boshers, permitem que as empresas usuárias implementem quatro formas de proteção:
Segurança melhorada – garante nova camada de proteção com autenticação de dois fatores; autorização de dispositivos eletrônicos físicos para colaboradores remotos através da autenticação smart card; uso da configuração do cliente em toda a rede para aplicação de funções e políticas de limitação consistente; e recursos de criptografia de sessão RSA de 4096 bits e AES de 256 bits de última geração com criptografia de ponta a ponta.
Integrações seguras – permite a integração das ferramentas atuais do cliente, conectando-as além do aplicativo padrão e desbloqueando mais opções premium integradas. Isso permite aprimorar experiências de suporte para colaboradores e clientes, integrando complementos aos aplicativos existentes, simplificando processos, otimizando as operações com visão integrada entre aplicativos e oferecendo uma melhor experiência de suporte.
Otimização da detecção de riscos –o TeamViewer Tensor oferece logs e relatórios abrangentes de todas as ações relevantes em atendimento aos requisitos da LGPD. Com o add-on Malwarebytes Endpoint Detection & Response (EDR), é possível adicionar elementos críticos para reforçar ainda mais a proteção contra ameaças e fortalecer o ambiente de TI, realizando a detecção de riscos antecipada com o monitoramento aprimorado de todos os dispositivos e terminais supervisados ou não, em todas as contas, garantindo maior visibilidade em auditorias internas e cumprimento de normas regulatórias locais.
Gerenciamento centralizado – a solução oferece acesso condicional e previne entradas não autorizadas com logon único (SSO), além de utilizar proteção contra força bruta e gerenciamento de ataques cibernéticos com medidas de defesa, incluindo monitoramento de rede baseado em IA. Ela também padroniza o uso com automações inteligentes para gerenciamento de todos os usuários da empresa em um só lugar.
“Acreditamos que o TeamViewer Tensor muda completamente o paradigma da conectividade remota, permitindo que a empresa atribua direitos de acesso de usuário apropriados aos funcionários para que eles possam obter acesso total à área de trabalho de seus computadores de trabalho e servidores de rede, diretamente de seus dispositivos móveis ou laptops”, diz Boshers. Esse fator permite que a equipe seja produtiva em qualquer lugar e a qualquer momento com apenas um serviço básico de internet móvel e é mais estável e eficaz do que uma VPN normal.
Essa única conexão permite atualizações de software, patches de segurança, problemas de impressão remota, falhas no sistema e que as equipes de TI resolvam problemas técnicos rapidamente onde quer que estejam e em quaisquer dispositivos. “Em vez de agendar visitas no local para realizar manutenção regular para servidores remotos, a empresa economiza tempo e dinheiro usando o TeamViewer Tensor para gerenciá-los e atualizá-los remotamente”, reforça o executivo.
Quer saber mais sobre o que o TeamViewer pode fazer para sua empresa? Estamos aqui para explicar e ajudar você em todos os passos.
Carol Barbosa
https://itforum.com.br/posts/brandspaces/quatro-formas-de-ampliar-o...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI