Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Risco de racionamento de energia é de 100%, diz Brasil Plural

SÃO PAULO  -  Os níveis atuais dos reservatórios e as perspectivas para este ano tornam um racionamento de energia em 2014 inevitável, informou o banco Brasil Plural em relatório enviado a clientes. Para a instituição, o risco desse cenário ocorrer é de 100% — o que o texto chama de “elefante político que não pode ser ignorado”.

Os analistas Francisco Navarrete, Tatiane Shibata e Arthur Pereira basearam essa visão em estudo feio pela consultoria PSR, que previa aumento da chance de racionamento, de 18,5% para 24%, em apenas um mês. O problema, diz o Brasil Plural, é que os cálculos foram feitos sobre estimativas oficiais do governo.

O risco se baseou na perspectiva dos órgãos regulatórios de que as chuvas vão se intensificar em março. “Mas o regulador fez essas projeções extrapolando os níveis vistos na primeira semana, que foi forte em termos de precipitação, para o resto do mês”, critica o banco.

Essa conta estaria errada na opinião de especialistas, que esperam, na verdade, que o mês de março decepcione em termos de chuva, lembra o relatório — a diferença seria da ordem de 78% para 73%. Usando essas previsões mais pessimistas, a chance de racionamento subiria para 77%.

Mesmo assim, o Brasil Plural comenta que há, ainda, três pontos não considerados que aumentariam esse risco. Primeiro, a instituição não acredita que as usinas térmicas poderão operar, por tanto tempo, a 100% de sua capacidade para impedir o racionamento. Além disso, o banco estima que os níveis dos reservatórios chegarão a 10% em novembro neste ritmo — um patamar muito perigoso.

Por fim, o relatório indica que pode haver problemas também na geração por meio do bagaço da cana-de-açúcar. A safra atual está, em parte, ameaçada e pode faltar matéria-prima para que essas usinas de biomassa operem. Segundo o banco, a redução na geração pode chegar a 3,4 mil megawatts na segunda metade do ano. 


© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/brasil/3476248/risco-de-racionamento-de-ene...
Por Renato Rostás | Valor

Exibições: 72

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço