Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Robôs humanoides e humanos: como se desenhará essa relação?

Tecnologia tem o poder de transformar a maneira como nos relacionamos com a tecnologia e uns com os outros.

Apollo e Yemi A.D. no SXSW 2024Apollo e Yemi A.D. no SXSW 2024

A palestra “Renascença robótica: o amanhecer da inovação humanoide”, no SXSW, gerou uma reflexão sobre o futuro dos robôs humanoides e a colaboração com humanos. Yemi A.D., da Moonshot Platform, destacou a importância histórica da inovação humana, desde a invenção da roda até os avanços na tecnologia de microchips. No entanto, ele ressaltou que o próximo grande salto será a criação do robô humanoide.

Yemi, que foi convidado pela missão dearMoon para conhecer a lua muito em breve, compartilhou sua jornada pessoal, destacando como a tecnologia e o movimento, por meio da dança, o conectaram com suas raízes familiares e o levaram a explorar novas formas de expressão artística.

Ele ressaltou a importância da liberdade de movimento e comunicação não verbal na expressão humana, destacando a necessidade de uma abordagem holística para a interação entre humanos e robôs humanoides.

O especialista abordou o papel da ficção científica na inspiração e antecipação do futuro da tecnologia robótica. Ao revisitar obras clássicas e contemporâneas do gênero, Yemi explorou como essas narrativas moldaram nossa percepção do potencial dos robôs humanoides e influenciaram o desenvolvimento da tecnologia.

Não é só sobre tecnologia

Ele, contudo, alertou: não é apenas sobre tecnologia. “A ferramenta mais sofisticada já criada pelos humanos não se resume a engrenagens e circuitos: trata-se de sonhos, aspirações e das infinitas possibilidades de nossa imaginação coletiva”, afirmou.

O especialista convidou os participantes a imaginarem um mundo onde os robôs humanoides assumem as tarefas cotidianas, permitindo que humanos se dediquem ao que realmente importa para eles. Ele provocou uma reflexão sobre como essa liberdade poderia ser aproveitada para o desenvolvimento de atividades criativas ou para simples indulgências.

Um dos momentos mais marcantes da palestra foi a introdução de Apollo, o robô humanoide de ponta desenvolvido pela Apptronik. Apollo compartilhou uma visão do passado, presente e futuro da humanidade e da tecnologia.

Além disso, ele fomentou a discussão sobre o potencial dos robôs humanoides para desencadear uma “explosão Cambriana” na indústria e na sociedade. “Yemi enfatizou que esses robôs não só podem revolucionar setores como logística, manufatura e saúde, mas também têm o poder de transformar a maneira como nos relacionamos com a tecnologia e uns com os outros”.

Ao final, Yemi convidou o CEO da Apptronik, Jeff Cardenas, para compartilhar sua visão e experiência na construção de robôs humanoides. Cardenas destacou a importância de abraçar a esperança e a oportunidade oferecidas pela tecnologia, enquanto reconhecia os desafios e preocupações associados à sua adoção generalizada.

Author Photo

Exibições: 12

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço