As tecnologias de robótica móvel – que inclui drones e outros autômatos não fixos – aplicados nas cadeias de suprimentos no mundo vão amadurecer entre os próximos dois a cinco anos, criando um mercado em aceleração. É o que diz o Gartner, em estudo divulgado essa semana – o Hype Cycle for Mobile Robots and Drones.
As tecnologias que o Gartner diz que já passaram pela fase do “vale da desilusão” e estão progredindo no ciclo incluem robôs móveis autônomos para transporte, robôs colaborativos de separação de produtos e sistemas robóticos móveis de mercadorias. O progresso, diz o Gartner, indica que os benefícios dessas tecnologias estão sendo melhor compreendidos.
“À medida que as empresas buscam melhorar ainda mais as operações logísticas, apoiar a automação e aumentar as capacidades humanas em diversas funções, os líderes de cadeia de suprimentos recorreram aos robôs móveis para apoiar estratégias”, explica Dwight Klappich, VP e analista do Gartner. “Os robôs móveis continuam a evoluir, tornando-se mais poderosos e práticos.”
Fonte: Gartner, novembro de 2024
Segundo a consultoria, soluções de automação e inteligência artificial para coleta e inspeção de dados estão crescendo e se aproximando da fase de “pico das expectativas infladas”, mas devem entregar resultado de verdade nos próximos cinco a dez anos. Drones voadores para ambientes internos e robôs móveis para capturar dados de forma autônoma utilizam visão computacional com IA ou RFID para complementar tarefas demoradas de gestão de inventário, inspeção e vigilância.
A tecnologia também pode aliviar preocupações com segurança em armazéns, como trabalhadores contando inventário em lugares de difícil acesso.
Os robôs humanoides também estão no estudo da Gartner, mais especificamente na fase de “acionador da inovação”. Espera-se que tenham impacto na cadeia de suprimentos, mas a adoção em massa pode levar 10 anos ou mais, diz a consultoria.
“Para cadeias de suprimentos com processos de alto volume e previsíveis, os robôs humanoides têm o potencial de melhorar ou complementar a força de trabalho da cadeia de suprimentos”, diz Klappich. “No entanto, embora o ritmo da inovação seja encorajador, a indústria está a anos de distância da utilização generalizada de robôs humanoides em ambientes de varejo e industriais mais complexos.”
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI