Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

São Paulo Fashion Week começa com sexo e rock"n"roll

Fonte:|gaz.com.br|
Ana Paula de Andrade

A São Paulo Fashion Week, maior evento de moda do País, começou hoje, 17, em um clima bem paulistano: numa manhã cinzenta, no centro velho da cidade, e com um desfile cujo tema era moda, sexo e rock’n’roll. A grife de streetwear Cavalera abriu a temporada apresentando sua coleção na Galeria do Rock, na Avenida São João, uma das mais famosas da cidade. No terceiro andar do prédio, conseguiu transformar um dos pontos mais hard rock no epicentro fashion do dia, que, no desfile seguinte, o da Osklen, deslocou-se para o Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, na zona sul, sede do evento.

Hoje, foram apresentadas sete coleções. Apesar de terem estilos e propostas bem diferentes, todas as marcas se preocuparam em colocar nas passarelas tecidos exclusivos, que trazem benefícios distintos ao consumidor final. A Cavalera, por exemplo, apostou nos jeans resinados, um tratamento especial que fornece ao tecido um efeito cobra, metalizado e até bordado. A vantagem, segundo Fabiano Grassi, um dos estilistas da coleção, é a praticidade. "São peças laváveis", explica.

Preocupado com a sustentabilidade, Oskar Metsavaht, da Osklen, desenvolveu roupas com tecidos reciclados e orgânicos. Em um desfile bem conceitual, abriu sua coleção com mulheres envelopadas em tecidos de fiberglass, usados como isolantes. Pouco maleáveis, tornaram-se excelentes suportes para roupas geométricas. Também usou lã reciclada e tecido orgânico. "Metsavaht colocou na passarela todas suas referências de vida, desde sua preocupação com a ecologia até suas viagens a destinos exóticos", diz Costanza Pascolato, consultora de moda, que se refere aos casacos de esquimós supercoloridos de lã, que surgiram na passarela.

VALE TUDO

Fause Haten pegou carona na reciclagem e fez uma visita ao baú de suas coleções passadas. Do acervo de tecidos antigos, montou uma coleção que apostou no vale tudo. Muita meia de lurex, com oncinha, paetê, e pelo surgiram inúmeras vezes misturados. Pareceu um caos? Era esta a intenção do estilista, que ainda colocou todas as modelos de peruca de pelo de cabra e estola de raposa (pouco sustentável para uma SPFW que já é ecológica).

Materiais esportivos foram as principais fontes para a estilista Priscilla Darolt desenvolver a trama de alguns dos 14 looks, que colocou na passarela. De longe, vestidos geométricos, que acentuavam as curvas femininas com dobraduras e entrelaçamentos, parecendo de couro e tricô. Na verdade, eram de velcro, cadarço e fitas de tênis, além de passadores de borracha.

SAPATOS

Há quem diga que o sapato é a alma do look. Cavalera e Osklen capricharam no acessório. Em parceria com a Penalti, a Cavalera criou tênis de malha metalizada e, para as mulheres, fez uma espécie de "ankle boot", batizada de sapato-polaina. A Osklen optou pelo conforto. O coturno, sapato símbolo do inverno para Oskar Metsavaht, ganhou uma versão nova, em feltro. Na alternativa comercial, o modelo virá com uma sola de borracha.

Exibições: 83

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço