Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sedetec apresenta diagnóstico do setor têxtil e de confecções - SE

Fonte:|faxaju.com.br|

Empresários sergipanos participaram da 2ª Reunião do Fórum de Competitividade da Cadeia Têxtil, de Confecções e Calçados de Sergipe, evento coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec). Durante o encontro, a diretora do Departamento Técnico (DET) da Sedetec, Sudanês Pereira, apresentou um diagnóstico efetuado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em 34 empresas sergipanas do setor.

O relatório, que mostra as principais necessidades dessas organizações, aponta quatro blocos de demandas: capacitação de recursos humanos; fatores externos à empresa; fatores internos à empresa e tecnologia. Dentro de cada tópico estão fatores como baixa capacitação dos executivos em gestão tecnológica, infraestrutura deficiente; estratégia comercial ineficaz e desatualização da tecnologia empregada na produção.

“Além de mostrar essas demandas, estamos aqui para identificar quais são os parceiros que podem auxiliar na solução desses problemas, a exemplo da parte técnica da própria Sedetec. Os parceiros precisam se somar em itens como a oferta de cursos de capacitação, a prospecção de novos mercados potenciais e a implementação de políticas de incentivo à tecnologia e inovação”, destacou Sudanês Pereira.

De acordo com ela, das 34 empresas diagnosticadas, 26 são do setor de confecções e oito do setor têxtil. “A maioria é micro empresa. São 12 micro, 10 pequenas, nove médias e apenas três grandes”, detalhou a diretora. Essas empresas estão distribuídas nos municípios de Aracaju, Tobias Barreto, Itabaianinha, Lagarto, Estância, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro e Neópolis.

Além da apresentação feita pela Sedetec, quem também trouxe informações para a reunião foi o supervisor nacional de vendas da Sergipe Industrial (Sisa/Nortista), André Góis. Ele fez um breve histórico da fábrica e mostrou como anda o mercado, as dificuldades encontradas e a importância da empresa para o Estado.

“A Sisa é uma empresa com 128 anos de mercado, que figura entre as dez maiores indústrias têxteis do país no setor de cama, mesa e banho. Tem uma importância muito grande para Sergipe em função da quantidade de funcionários que ela tem hoje, pois juntando Nortista e Sisa são 1,4 mil com empregos diretos. Em termos de mercado já ocupamos todo o mercado nacional, tendo representantes em todos os estados; vendemos para as principais redes de distribuição do país e temos um mercado externo, que é mais focado no Mercosul, mas nosso destaque é o mercado interno”, relatou.

Para ele, as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado para incentivar a indústria têxtil durante a crise econômica mundial foram muito importantes para o setor. “Qualquer medida que venha a beneficiar a indústria para que ela possa inclusive se modernizar, investir em tecnologia, é de extrema importância, porque você consegue agregar valor aos produtos, minimizar custos, ser mais competitivo e manter a indústria em funcionamento”, opinou.

O benefício, oferecido em junho de 2009 e válido por um ano, garantiu a redução de 30% da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado das empresas. A medida foi adotada como forma de contribuir para a elevação da competitividade do setor. Como contrapartida, o Governo exigiu dos empresários a manutenção dos empregos da atividade durante os seis primeiros meses após a aprovação da medida.

Exibições: 113

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço