Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Segunda Escola SESI de Referência do Brasil é inaugurada em Alagoas

A unidade, em Maceió, recebe alunos do ensino médio e foi batizada com o nome do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Segunda Escola SESI de Referência do Brasil é inaugurada em Alagoas

Foi inaugurada na manhã desta terça-feira (7) a segunda Escola SESI de Referência do país. Localizada no bairro Benedito Bentes, em Maceió, Alagoas, a unidade foi batizada com o nome do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, que participou da inauguração. O homenageado foi recepcionado pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra de Andrade.

“Estamos entregando mais do que um prédio bonito. Estamos entregando melhores condições para que os nossos professores desenvolvam o ‘saber fazer’ em nossos alunos, para que as nossas equipes adaptem a nossa proposta pedagógica ao que um mundo em constante mudança exige”, afirmou o empresário. 

A nova escola é um marco para a educação do estado, porque traz um método de ensino totalmente inovador, com foco na tecnologia, interdisciplinaridade, trânsito livre dos alunos e estímulo à criatividade. Isso facilita o acesso a recursos e ferramentas de ensino e aprendizado, tanto por professores quanto por estudantes, proporcionando novas combinações de conhecimento, necessárias para o desenvolvimento dos profissionais que o novo mercado de trabalho exige

“Procuramos implementar processos educativos e tecnologias inovadoras para formar pessoas capazes de atuar em diferentes atividades e até mesmo em profissões que serão criadas no futuro”, explicou Robson Braga de Andrade.


A Escola SESI Robson Braga de Andrade tem três pavimentos, 16 espaços de aprendizagem ambientados por área de conhecimento – sendo cinco de Matemática, cinco de Ciências da Natureza, três de Linguagens e três de Ciências Humanas e Sociais aplicadas. Além do novo prédio, foram adaptados os espaços existentes na escola para mais uma sala de criação (Maker) e mais uma sala de robótica (Arena FTC).

As aulas começaram no dia 30 de janeiro, com o modelo proposto pelo Departamento Nacional de Escola de Referência, no qual a proposta pedagógica é baseada na metodologia STEAM, que agrega conteúdos de ciências, tecnologias, engenharias, artes-design e matemática, em sinergia com os processos educativos e de tecnologias inovadoras.

O presidente da CNI citou os novos currículos do SESI, que oferecem educação flexível e ousada, adaptável às necessidades dos alunos e às exigências da empresa.
O presidente da CNI citou os novos currículos do SESI, que oferecem educação flexível e ousada, adaptável às necessidades dos alunos e às exigências da empresa.

O diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, que também participou da inauguração, destacou que o SESI sai na frente ao buscar um método de ensino-aprendizagem que dialoga com o século 21.

“Antes, as rotas tecnológicas passavam por mudanças a cada 80 anos. No mundo atual, essa transformação ocorre de três a cinco anos. Por isso, ninguém mais está formado, o aprendizado continua. Os vencedores do futuro terão que ser protagonistas, num mundo de transformações aceleradas”, concluiu.

Segunda Escola SESI de Referência do Brasil é inaugurada em Alagoas

Referência em todo o país

A primeira Escola SESI de Referência foi inaugurada em agosto de 2022, em São José dos Pinhais (PR).

O espaço tem 14 salas de aulas temáticas, sendo 11 delas dedicadas exclusivamente às grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, contando também com uma sala exclusiva para a prática da robótica educacional e cultura maker.

Nos próximos meses o SESI vai inaugurar mais Escolas de Referência, podendo chegar a 39 unidades em 22 estados do país.

Exibições: 24

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço