Hoje eu vim falar de jabá. Sabe, quando você - criador de conteúdo - e uma empresa fazem uma parceria e você transforma isso em conteúdo? Ou, em outras palavras, eu te pago / te convido a ter uma experiência e você faz propaganda de mim. Uma troca, um serviço. Já fazemos isso há alguns anos mas ainda não aprendemos muito bem: nem nós, os que trabalham com isso, nem os criadores de conteúdo e nem as empresas.
Tivemos a época do jabá surpresa
- OIE eu te mandei um presentinho, você viu? Será que rola um post, hein? *risada constrangida*
Depois a época do jabá-disfarçado
Oi gente vim trazer uma ~ dica ~ para vocês
E a época do jabá que até avisa que é jabá mas é ruim mesmo assim
Olá to aqui em casa e pensei nossa eu devia mesmo usar esse Nome Do Produto™ para Resolver Este Problema Incrível™
E uma muito maravilhosa...
… A era do jabá bem no meio da sua fuça (e tá tudo bem).
Jabá não é crime. Ganhar dinheiro não é errado, e você pode fazer um conteúdo interessante mesmo sendo jabá. E o melhor caminho é a cocriação. Sim, eu (marca/empresa/agência) tenho o conhecimento/produto e você tem o canal. Você já faz um bom conteúdo, mas será que você sabe todas as possibilidades possíveis?
Muitos anos atrás eu vi que ações eram fechadas sem nem uma conversa entre o criador de conteúdo e a pessoa da agência. COMO ASSIM? Estamos pagando quantias altíssimas e as pessoas não podem separar um tempo delas para discutir ideias com você? Tanta refação pode ser evitada, tantos problemas resolvidos se as pessoas simplesmente interpretassem como um serviço em que é essencial que haja comunicação em ambos os lados para que saia perfeito.
E eu sei que assusta quando eu peço para fazer brainstorming com um criador de conteúdo, mas isso é porque eu acredito que sem cocriação, você só pode atingir até um limite. E não to falando de ficar palpitando, querendo decidir como vai fazer, até porque os criadores de conteúdos sabem como fazer seu conteúdo, mas digo uma direção mesmo, mostrar possibilidades, oferecer oportunidades e juntos chegar a uma solução interessante para todos.
Antigamente as pessoas não marcavam quando um post era publicidade porque sabia que isso prejudicaria o post em si. Quando a única verdade é a seguinte: se o fato de indicar que é publicidade faz teu post ser menos visualizado, é porque você não tá sabendo incorporar o conteúdo da melhor forma dentro do seu canal.
Sim, todas as eras ainda se misturam, e nem todos os jabás e nem todos os criadores de conteúdos estão na fase "no meio da sua fuça", mas o fato de alguns já terem chegado lá mostra que estamos sim caminhando para o ideal cada vez mais.
Tomando como exemplo a JoutJout, que tem até um dia para jogar os merchans do canal dela. Se você olhar as visualizações dos vídeos de merchan, eles são tão bom quanto qualquer outro vídeo, porque ela percebeu que o problema não é dizer que ganhou o dinheiro, e sim fazer um conteúdo por fazer.
E digo mais… ela tem uma PLAYLIST DE MERCHAN… dá para ser mais transparente?
Então sim, é possível fazer um conteúdo pago no seu canal/blog/vlog com qualidade. A pergunta é: estamos dispostos?
Espero que sim. :)
https://www.linkedin.com/pulse/sejam-bem-vindos-era-do-jab%C3%A1-me...
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI