Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Seminário Internacional: Brasil lidera normalização de tecnologias de hidrogênio

Galeria de Fotos: Seminário Internacional Nosso Futuro com ...

O hidrogênio, combustível considerado do futuro por ser uma fonte de energia renovável, inesgotável e não poluente está no alvo da normalização internacional. A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como representante oficial da Organização Internacional de Normalização (ISO), liderou a elaboração da norma ISO/TS 19870:2023 Tecnologias de hidrogênio — Metodologia para determinar as emissões de gases com efeito de estufa associadas à produção, condicionamento e transporte de hidrogênio até à porta de consumo.

A norma lançada em 2023 foi apresentada pelo Presidente da ABNT, Mario William Esper, durante painel sobre Meio Ambiente, Regulação e Certificação: Compliance e Paradigma da Descarbonização dos Biocombustíveis, no Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, nesta terça-feira (9/4).

“O mercado do hidrogênio de baixo carbono é hoje um dos mais disputados mundialmente para cumprir as metas de descarbonização e para ter acesso a ele é necessário ter regras claras. As normas técnicas oferecem uma avaliação padronizada de emissões de GEE, proporcionam mais eficiência ao mercado, ajudam na tomada de decisão e dão base para a regulamentação e certificação”, afirmou o presidente.

Além de apresentar o trabalho da ABNT, o Presidente destacou o momento em que a Normalização e Certificação passa, com regulamentação da Lei de Liberdade Econômica, a nova Lei de Licitações Públicas 14.133. Além disso, anunciou o credenciamento da ABNT junto a organismos internacionais para ser a certificadora brasileira para o CBAM, que é um mecanismo de taxação de carbono aduaneiro para produtos exportados para a União Europeia (UE). “Esse projeto é estratégico para atender as empresas exportadoras, paulistas e brasileiras”.

Já o Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Adalberto Maluf, destacou as oportunidades e desafios do

hidrogênio de baixo carbono no país. “O Brasil tem uma das energias mais limpa e renováveis do mundo e um potencial imenso para liderar essa agenda. A ABNT é parceira estratégica do MMA em ações importantes como a regulamentação do carbono neutro”, destacou o secretário.

O painel contou ainda com a participação da Coordenadora da Assessoria de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Carina Dolabella, do Gerente Regional de Vendas da SAM Tuv Rheinland, empresa certificadora alemã, com a moderação do especialista em transição energética do InvestSP, Davi Graviel Lopes.

https://abnt.org.br/noticia/2784/Semin%C3%A1rio-Internacional:-Bras...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 13

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço