Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Seminário Moda + reúne os grandes nomes mundiais da moda e da pesquisa de tendências

Fonte:|revistafator.com.br|

Realizado pelo Senac Rio e pela Dupla Assessoria, evento acontece em agosto antecipando as tendências da moda internacional para o inverno 2010.

O seminário Moda +, realizado há oito anos pelo Senac Rio, cresceu e mudou de data. A edição Inverno 2010 acontece entre os dias 25 e 26 de agosto, na sede do Sistema Fecomércio-RJ. O evento vai antecipar discussões sobre as tendências para a próxima estação e também ser uma referência para os profissionais que estarão iniciando suas pesquisas para próximas coleções.

O Moda + é o primeiro projeto fruto da parceria entre o Sistema Fecomércio- RJ e a Dupla Assessoria. A união entre a instituição que representa o mais forte segmento da economia do Rio de Janeiro com a empresa que criou alguns dos mais importantes e inovadores projetos de Moda do país tem como foco desenvolver e viabilizar eventos e ações relacionados com Moda e toda sua cadeia de negócios. Além de projetos para as empresas que já estão no mercado, a parceria também vai dar destaque ao empreendedorismo e à formação de profissionais para o segmento.

"A nova versão do Seminário Moda +, agora internacional e com outro conceito,é fruto das diversas demandas do nosso segmento. O Senac Rio reconhece a importância da moda, sua capacidade de realizar negócios, gerar divisas e agregar valor. Em 2010, vamos realizar a Fashion Business Tech em parceria com a Dupla, um evento inédito que contempla toda cadeia produtiva do setor. Posso resumir estas iniciativas do Sistema Fecomércio-RJ com uma palavra : maturidade", indica Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio RJ.

Para Eloysa Simão, sócia da Dupla Assessoria, essa parceria reflete a importância conquistada pelo setor. “É importante que todos entendam a complexidade e a importância de toda a cadeia produtiva da Moda. É um grande negócio, que movimenta diversos segmentos além da criação, design e da própria indústria têxtil. Hoje fala-se muito em mundo globalizado, e é importante entender como essa globalização vem modificando os costumes e a Moda em si. É impressionante ver os estudos de tendências – hoje realizados por grandes escritórios especializados – e como eles indicam o que estaremos vestindo no futuro.”, indica.

No cenário globalizado, o Moda + terá a participação de dois palestrantes internacionais. David Shah, editor da publicação ViewPoint e reconhecido como o “papa da moda mundial”, vai mostrar como a crise econômica atual irá afetar o design e a criação e, como consequência, os hábitos de consumo. Gert Van de Keuken, do Studio Li Edelkoort, especializado em tendências globais, vai apresentar a palestra “Caminhos antecipados das próximas estações”.

O Moda + se firma no cenário brasileiro como um seminário referência no setor, reforçando o Senac Rio como centro formador de profissionais para os diversos segmentos do mercado da Moda e também como disseminador de tendências e forte influenciador da cadeia.

O primeiro dia de evento terá apresentação do Bureau de Estilo Moda +, coordenado por Iesa Rodrigues. Carlos Ferreirinha, da MFC Consultoria, apresentará a palestra “Novos mercados, novas competências” mostrando a relação entre o mercado de luxo e realidade econômica brasileira. Roberta Damasceno, proprietária da loja multimarcas Dona Coisa, vai mostrar o case da criação e condução do seu próprio negócio – como uma multimarcas conseguiu consolidar sua marca e alcançar o reconhecimento de uma grife, enquanto Flávia Damasio, superintendente de compras da Leader, falará sobre moda nas classes C e D.

Lançamento do Caderno de Tendências: O Caderno de Tendência, coordenado pela jornalista Iesa Rodrigues, será lançado durante o Moda +. O Caderno é uma importante ferramenta de pesquisa para os profissionais de criação e desenvolvimento da indústria da Moda.

O Caderno é desenvolvido após a análise dos desfiles da estação indicada na Europa. Com a indicação das tendências, a equipe de Iesa realiza um minucioso trabalho de alinhamento entre essas tendências com outras informações como realidades de mercado, cenário econômico, costumes e cultura local, clima, mão-de-obra e matéria prima, entre outros. Dessa forma, as tendências mundiais podem ser interpretadas e adaptadas à realidade brasileira e seus mercados – produtor e consumidor.

A nova edição do Caderno de Tendências terá como tema central o “R”, e como subtemas: Raízes, Roleta, Romance, Rebelde.

Moda +: Dia 25 de agosto | 10h - Iesa Rodrigues - Lançamento do Caderno de Tendências | 13h30 – Flavia Damásio / Leader Magazine - O crescimento do consumo de moda nas classes C e D | 15h30h - Carlos Ferreirinha / MCF - Novos mercados, novas competências | 18h - Roberta Damasceno / Dona Coisa -Como transformar uma loja de multimarcas em um case de sucesso.

Dia 26 de agosto: 10h - Gert Van de Keuken - Caminhos antecipados das próximas estações | 14h - David Shah - Como a economia atual afetará o design e o padrão de compras.

Palestrantes: Iesa Rodrigues - Uma das mais respeitadas jornalistas de moda do país. Formada em Desenho e Artes Gráficas pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1967, estreou no Caderno Feminino do Jornal do Brasil fazendo ilustrações das coleções apresentadas nos desfiles. Iesa atua no mercado do mundo fashion há 41 anos.

Roberta Damasceno - Proprietária da multimarcas Dona Coisa, criada há três anos e reunindo roupas, acessórios, jóias e objetos para casa. Apesar de reunir diferentes marcas no mesmo espaço, a Dona Coisa se solidificou no mercado criando uma identidade própria com base em seu relacionamento com as duas pontas: os criadores e os consumidores. Mais do que expor uma peça, a Dona Coisa buscou ser uma alternativa de consumo e de venda. Seu cliente não quer apenas adquirir uma peça, ele quer admirar essa peça e como ela foi criada, reverenciando assim os estilistas, artesãos e designers.

Recentemente, Roberta Damasceno criou a Dona Coisinha, direcionada ao público infantil.

Carlos Ferreirinha - Consultor do segmento de luxo e diretor-presidente da MCF Consultoria e Conhecimento, Carlos Ferreirinha tem mais de 15 anos de experiência nas áreas de gerenciamento de operações, desenvolvimento de negócios, marketing, vendas e comunicação. Foi presidente da Louis Vuitton Brasil e diretor da divisão Moda do grupo LVMH América Latina.

Em 2001, criou a MCF Consultoria & Conhecimento, empresa pioneira no segmento de luxo e Premium no Brasil e atuando nas áreas de negócios, Branding, Learning e Recursos Humanos.

Flavia Damasio - Superintendente de compras da rede Leader Magazine, Flávia Damasio mostrará como funciona o processo de criação e desenvolvimento de novos produtos em uma loja de departamentos, além de fazer um panorama do cenário econômico brasileiro, mostrando como a crise afetou os negócios. Com forte experiência na área de compras, Flavia Damasio está há seis anos na Leader Magazine, tendo atuado antes mais de 10 anos em grandes redes como Lojas Americanas e Richards.

David Shah - Britânico, editor da revista ViewPoint, David Shah é considerado o “papa da moda mundial”. Recebeu o prêmio de European Fashion Journalist of the Year, em 1978, e em 1993 o Honorary Fellow of the Royal College of Arts. Já ministrou cursos no Royal College of Arts / London (Reino Unido) e na Renmin Beijing University (China).

Consultor de grandes marcas mundiais, atua no desenvolvimento de estratégias paras as áreas de Moda e Lifestyle, incluindo o desenvolvimento de publicações e lançamentos. Entre as marcas estão Puma, Volvo, Etienne Aigner e Footlocker.

Gert Van de Keuken - Diretor criativo do Studio Li Edelkoort, um grupo que trabalha com consultoria privada, desenvolvimento de produto, identidade de marca e pensamento estratégico para grandes empresas.

Na indústria de beleza, o Studio desenvolveu cores e conceito para a marca Estée Lauder. Para Lancôme, trabalhou na concepção do perfume Tresór e também no desenvolvimento de Noa e Nemo, este dois para a marca Cacharel. O Studio é responsável pelo desenvolvimento de design, conceito, embalagem e ambientação de loja para os produtos Qiora, da Shiseido, e para a marca de softwear Seibu, no Japão.

Gert Van de Keuken mora em Paris, onde é diretor de moda da Camper.

. [ Dias 25 e 26 de agosto, no Auditório da Casa do Comércio - Rua Marquês de Abrantes 99, Flamengo, Rio de Janeiro (RJ). Informações e inscrições: Disque Senac (4002-2002) ou nas seguintes unidades do Senac Rio: Copacabana (21) 2545-4833; Marapendi (2432-1600); e Centro (21)2517-9237. Custos – R$ 500 (valor único para os dois dias) ou duas parcelas de R$ 250. Inclui o Caderno Moda + Inverno 2010 – com tendências e estilos da próxima estação].

Exibições: 64

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço