Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Seminário Tecnológico da ABTT durante a Maquintex 2009

Fonte:|portaisdamoda.com.br|

As novidades em tecnologia, atuais possibilidades e os desafios a serem enfrentados nos próximos anos pelo setor têxtil estarão presentes nas palestras do Seminário Tecnológico ABTT 2009, realizado em Fortaleza, Ceará. Promovido pela Associação Brasileira de Técnicos Têxteis, em parceria com o grupo FCEM, o evento ocorrerá paralelamente à feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil (Maquintex), entre os 11 a 14 de agosto, no Centro de Convenções do Ceará. Para ingressar nos debates será solicitada a doação de um quilo de alimento não-perecível, posteriormente entregue à campanha Força Solidária no auxílio às vítimas atingidas pelas enchentes no Ceará.

Uma das grandes discussões presente no evento, refere-se as vantagens que as empresas podem obter ao promoverem ações de desenvolvimento sustentável. Este tema entra na pauta com a palestra “Sustentabilidade Sócio-Econômica-Ambiental na Indústria Têxtil e de Confecção”, a ser apresentada pelo professor Gil Leonardo Aliprandi Lucido, do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT). A conscientização ecológica e as mudanças climáticas também serão temas presentes nos debates, através da exposição do professor Lincoln da Cunha Lopes do CETIQT. Em sua apresentação, ele abordar& aacute; o “Fator de Proteção Solar em Tecidos - UPF, uma tendência mundial". Já a professora Maria Alice Vasconcelos Rocha, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), traz a palestra “O corpo humano e a decisão do consumidor por produtos de moda-vestuário”. No evento, Maria Alice revela estudo que apresenta os indicadores para o consumo de moda-vestuário declarado por consumidores brasileiros, britânicos e chineses.

Pesquisas das demandas regionais

De acordo com Julio Caetano Horta Barbosa Cardoso, membro do Conselho Consultivo da ABTT, antes da realização das palestras organizadas pela entidade em feiras e eventos, sempre é feito um extenso trabalho de pesquisa visando atender as demandas e necessidades de cada região. “A Associação busca conhecer antecipadamente junto aos profissionas da região, quais os temas mais envolventes e até mesmo carentes, para então preparar uma grade de palestras e apresentações que vão ao encontro das necessidades apontadas. Os profissionais de outras localidades e até mesmo de outros países vêm participar e dialogar com os da região, engrandecendo seus conhecimentos”, explica Cardoso.

O dirigente destacou também a importância da realização da Maquintex 2009 para o setor têxtil no nordeste. “Esta feira é uma oportunidade ímpar para todos os profissionais envolvidos na cadeia têxtil e de confecção do Brasil reunirem-se em um importante polo industrial para a troca de idéias e experiências”.

A grade completa com toda a programação do Seminário Tecnológico da ABTT na Maquintex pode ser visualizada através do site ou pelo [http://www.maquintex.com.br]www.maquintex.com.brSeminário Tecnológico da ABTT .

Exibições: 43

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço