Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI do RJ e RS fazem a diferença ao integrar SENAI Play Business ao modelo de Educação Profissional Técnica

De acordo com analistas dos Departamentos Regionais do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, a iniciativa já beneficiou 3.266 estudantes.

O SENAI Play Business é uma plataforma educacional que oferece conteúdos técnicos de forma dinâmica e acessível. Sua aplicação pode fazer a diferença na aprendizagem, já que proporciona um protagonismo maior dos alunos. O Geração SESI SENAI conversou com profissionais do SENAI de dois Departamentos Regionais (DRs), Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, para falar dos benefícios da iniciativa.

Aprendizagem interativa

De acordo com a analista de Educação do Firjan SENAI/RJ, Simone Barbosa, o SENAI Play Business foi integrado ao modelo de Educação Profissional Técnica de Nível Médio no formato presencial, permitindo que 20% da carga horária total de cada curso seja destinada ao autoestudo. “Na plataforma, os alunos têm acesso a conteúdo multimídia intuitivo e bem estruturado, que complementa o aprendizado presencial com flexibilidade e autonomia”, comenta.

Já a outra analista de Educação do Firjan SENAI/RJ, Priscila da Silva Vaz, conta que a aplicação da plataforma no DR envolveu a identificação e seleção de cursos no SENAI Play Business, considerando competências técnicas alinhadas aos perfis profissionais. “O modelo foi implementado com 80% de aulas presenciais e 20% de autoestudo. Entre os desafios, destacaram-se a necessidade de melhorar a integração da plataforma com outras ferramentas já utilizadas, garantir a conexão entre exercícios e vídeos, além de aperfeiçoar o acompanhamento do progresso dos alunos”, destacou.

Para ela, o principal benefício foi a flexibilidade proporcionada pela combinação de aulas presenciais com o aprendizado autônomo, permitindo aos estudantes adaptar o estudo às suas rotinas. “Isso favoreceu tanto aqueles com maior facilidade em certos assuntos quanto os que precisavam de mais revisões”, reforçou Priscila. Simone acrescenta que a “abordagem complementa as aulas presenciais, incentivando o desenvolvimento de habilidades como organização, disciplina, responsabilidade e autogestão, essenciais para o mercado de trabalho”.

Os números falam por si

Os resultados da aplicação foram animadores. A iniciativa alcançou 101 turmas, beneficiando 3.266 estudantes e abrangendo 19 títulos de cursos técnicos. “Até o momento, mais de 6 mil cursos foram realizados, com a previsão de alcançar 30 mil ao final de três períodos. A plataforma demonstrou grande potencial para expandir o acesso à educação técnica, o formato aplicado contribuiu para uma experiência educacional mais inclusiva e personalizada”, conclui.

O aluno do curso técnico de Eletrotécnica do Firjan SENAI Petrópolis, Bernardo Lischt, também deu suas impressões. “Auxílio no autoestudo, com bons professores, atividades e exercícios de fixação. A plataforma é bem intuitiva, com conteúdos separados por tipo de assunto abordado”, disse.

Plano pedagógico mais flexível

A analista Técnica Especializada do SENAI/RS, Amanda Rocha, declara que o Play Business foi executado no DR com o objetivo de proporcionar um turno de planejamento aos instrutores e que os alunos pudessem ter uma atividade que agregasse em sua qualificação profissional. “Vimos na plataforma uma oportunidade, e que não tivesse um envolvimento com correção das atividades. Que realmente nossos instrutores tivessem aquele turno para participar de formações e planejar suas ações educacionais”, relatou.

Ela afirmou que a equipe de seu DR realizou uma pesquisa de cursos disponíveis na plataforma para contemplar as competências transversais do plano de curso, elaborou um tutorial de acesso para os alunos, realizaram reuniões com a coordenação pedagógica e desenvolveram um canal de WhatsApp para agilizar o atendimento.

“Os principais benefícios são que os instrutores não se envolvem com correções nas atividades e que os alunos realizam cursos relacionadas às competências transversais, ou seja, relacionadas com a área escolhida. Outro ponto que os alunos destacaram foi um aprendizado mais dinâmico, devido os cursos serem disponibilizados como vídeos e podcasts, com linguagem mais atrativa”, reforça Amanda.

Andrineia Callegaro, Analista Técnica Especializada do SENAI/RS, defende que “falamos muito em dar a autonomia para nossos alunos, mas, até que ponto? Como garantir que realmente usufruem dessa oportunidade de realizar um curso que está no plano de curso, mas que às vezes esses temas não são abordados pelos nossos instrutores que são técnicos. A plataforma nos dá uma grande oportunidade de trabalharmos a autonomia e que os temas disponíveis sejam relevantes ao aprendizado do nosso aluno, com uma abordagem e linguagem diferente da qual o nosso aluno está acostumado”.

Ela também comemorou o fato de conseguir utilizar a plataforma do SENAI Play de forma significativa tanto para o aluno quanto para a Instituição.

“Temos que cada vez mais abastecer a plataforma com conteúdos relacionados aos nossos cursos e ao mercado de trabalho, desta forma iremos enriquecer o aprendizado do nosso aluno que, não precisa estar necessariamente nas nossas salas de aula ou laboratórios técnicos”, conclui.

Conheça o SENAI Play Business

O Play Business é uma extensão do projeto SENAI Play, criado com o propósito específico de fornecer educação profissional de alta qualidade aos colaboradores de empresas industriais. Com uma assinatura do Play Business, os colaboradores ganham acesso irrestrito a todo o portfólio de cursos do SENAI Play. Isso permite uma aprendizagem contínua e adaptável, garantindo que os profissionais da indústria estejam sempre atualizados e prontos para enfrentar os desafios do mundo moderno dos negócios. Acesse o site oficial e saiba mais. 

Conheça o Geração SESI SENAI!

O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria, no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI” e se inscreva na nossa Newsletter. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração

Por: Matheus Venzi

Edição: Lucas Correa
Da Agência de Notícias da Indústria

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/geracao-sesi-sen...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 18

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço