Confira os destaques da indústria brasileira nos estados na coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria.
Nesta semana, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lançou a plataforma gratuita “Contrate-me”, em parceria com a empresa de inteligência artificial Speck. Voltada para alunos e ex-alunos, a iniciativa busca facilitar o acesso ao mercado de trabalho por meio de tecnologia simples e eficiente.
Além disso, a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES), lançou a plataforma Exporta Capixaba, voltada para indústrias de todos os portes. A ferramenta oferece um diagnóstico da maturidade exportadora das empresas e orientações estratégicas para a inserção no mercado externo.
Com foco em aumentar a competitividade e integrar os negócios capixabas à cadeia global, a iniciativa também propõe um plano de ações personalizado para iniciar ou expandir operações no comércio internacional.
Quer saber mais? Confira agora no Brasil Indústria, coluna da Agência de Notícias da Indústria que traz, toda sexta-feira, os principais destaques dos estados.
Festival de Bebidas Maranhense acontece nos dias 23 e 24 de maio
Nos dias 23 e 24 de maio, das 18h à 00h, o Serviço Social da Indústria Clube Araçagi recebe o Festival de Bebidas Maranhense 2025, um dos eventos mais aguardados do calendário cultural do estado.
Com entrada solidária mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, o festival celebra o Dia da Indústria, 25 de maio, e reúne o melhor da produção de bebidas locais. As inscrições estão disponíveis na plataforma Sympla.
Saiba mais sobre o evento no site da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
SENAI lança plataforma para conectar jovens ao mercado de trabalho
Para facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a empresa de inteligência artificial Speck, criou a plataforma gratuita “Contrate-me”, que conecta candidatos a vagas de forma simples e eficiente.
Voltada especialmente para alunos e ex-alunos do SENAI, a ferramenta utiliza inteligência artificial para combinar o perfil dos candidatos com as necessidades das empresas, considerando tanto competências técnicas quanto socioemocionais.
Saiba como se cadastrar e mais informações, no site da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO).
Curso gratuito para formação de eletricistas segue com inscrições abertas em Fortaleza
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de formação de eletricistas, promovido pela Enel Ceará em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Com turmas em Fortaleza, a capacitação será realizada no Centro de Treinamento Avançado do SENAI, na Barra do Ceará, e oferece 100 vagas com bolsa para transporte e alimentação.
Com duração de dois meses, o curso é voltado para maiores de 18 anos com Ensino Médio completo. As inscrições são feitas por formulário online. O objetivo é capacitar profissionais para atender à demanda do setor elétrico no estado.
Para mais informações, veja no site da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
FINDES lança plataforma para impulsionar indústrias no mercado internacional
O Exporta Capixaba é uma ferramenta disponibilizada pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (FINDES) que oferece um diagnóstico da maturidade exportadora de indústrias de todos os portes no Espírito Santo.
Voltada para aumentar a competitividade e inserir os negócios capixabas na cadeia global, a plataforma também propõe um plano de ações para iniciar ou expandir operações no mercado internacional.
Consulte o site da FINDES para mais informações sobre a plataforma.
FIERGS inaugura estrutura moderna e sustentável do SENAI em Cachoeira do Sul
O novo Centro de Formação Profissional do SENAI Cachoeira do Sul será inaugurado na segunda-feira, 26/05. A unidade oferecerá cursos de aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento em metalmecânica, eletroeletrônica, soldagem e gestão, com foco em tecnologias como usinagem, automação, corte a laser, impressão 3D e robótica.
A estrutura adota um conceito industrial e sustentável, com aproveitamento de luz natural e soluções para eficiência energética e conforto térmico e acústico. Também serão ofertadas vagas pelos programas trilhas da aprendizagem e qualifica indústria.
Para mais informações, acesse o site da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).
Parceria do IEL Ceará com o Sebrae, inicia capacitação em Inteligência Artificial para pequenas indústrias
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-CE), em parceria com o Sebrae, iniciou uma nova etapa do projeto Impulso Digital, com capacitação voltada ao uso da inteligência artificial em micro e pequenas indústrias cearenses. O curso busca ampliar o letramento tecnológico dos empresários, conectando teoria e prática.
Dividido em quatro encontros presenciais, aborda temas como transformação digital, uso de ferramentas como o ChatGPT, estratégias com modelos de linguagem, engenharia de prompt e aplicações multimodais, com elaboração de um projeto final com mentoria.
Acesse o site da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para mais detalhes.
Evento na FINDES debate desafios e oportunidades da transição energética
A Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), em parceria com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil no Espírito Santo (Amcha..., promove na próxima quinta-feira, 29/05, o Fórum de Sustentabilidade e Descarbonização 2025.
O evento vai abordar os principais desafios e oportunidades da descarbonização, discutindo desde a viabilidade de negócios sustentáveis até o papel das cadeias de valor e dos fornecedores na transição para uma economia de baixo carbono.
As inscrições são pagas e podem ser feitas pelo site. Para mais informações, acesse o site da FINDES.
Como participar do Brasil Indústria?
O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: agenciacni@cni.com.br.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI