Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Serasa registra menor taxa de crescimento no varejo nos últimos três anos

 

Mais um indicador econômico  revela que os  elevados níveis de endividamento e de inadimplência dos consumidores estão impactando nas vendas do varejo. O movimento dos consumidores nas lojas em todo o País recuou 0,2% em junho/12 na comparação com maio/12, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

Com este resultado, o primeiro semestre de 2012 encerrou com alta de 7,6% na atividade varejista, o menor desempenho dos últimos três anos: no primeiro semestre de 2010 cresceu 10,7%, e na primeira metade do ano passado, a alta havia sido de 9,6%. Segundo os economistas do Serasa, o alto endividamento motivou os consumidores a priorizarem o pagamento de seus débitos, em vez de contraírem novos financiamentos, o que impediu um desempenho mais favorável da atividade varejista neste primeiro semestre de 2012.

Alguns dos setores mais afetados foram o de hipermercados, alimentos e bebidas: cresceu apenas 2,3% neste semestre. Assim como o movimento nos estabelecimentos de combustíveis e lubrificantes foi, durante o primeiro semestre de 2012, somente 0,2% mais elevado que o verificado nos seis primeiros meses de 2011.

Os setores incentivados com isenções tributárias registraram bons desempenhos neste primeiro semestre de 2012. O movimento nas lojas de material de construção foi 7,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado; as lojas de veículos, motos e peças acusaram alta de 7,4% em relação ao primeiro semestre de 2011 e o varejo especializado de móveis, eletroeletrônicos e informática exibiu um ritmo de atividade, nestes seis primeiros meses de 2012, 5,2% acima do registrado entre janeiro e junho de 2011. As lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios registraram bom desempenho neste primeiro semestre, com crescimento de 7,6% perante o mesmo período de 2011.

FONTE: PORTAL UOL

Exibições: 76

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço