Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SESI Lab abre inscrições para minicursos sobre tecnologias maker

As formações serão realizadas aos sábados, com seis horas de duração, nos Espaços Maker e Biomaker. A primeira edição ocorre no dia 16 de março.

O museu 100% interativo SESI Lab apresenta mais uma novidade para colocar a mão na massa e obter novos conhecimentos. A partir de 16 de março, começa uma série de minicursos para o público conhecer e explorar tecnologias e processos relacionados à cultura maker. A estreia da modalidade educativa será no dia 16 de março, das 10h às 17h30, com a temática “Introdução ao corte a laser”. A idade mínima para participar é 16 anos.

Para fazer o minicurso, o investimento é de R$ 160. A participação pode ser confirmada de forma online na plataforma da Sympla. O minicurso vai ter 35 vagas, com emissão de certificado e foi idealizado para desenvolver habilidades práticas e conhecimentos em um ambiente de aprendizado interativo e acolhedor. Ao longo de 2024, outros cursos serão oferecidos para a comunidade, conectados às tecnologias maker. E o melhor: sem pré-requisitos acadêmicos. 

Ao final do minicurso, os participantes serão desafiados a produzir uma peça a partir de cada técnica aprendida, utilizando a cortadora a laser do Espaço Maker do SESI Lab.  “Os cursos têm o potencial de compartilhar com o público técnicas e conhecimentos que podem ser usados no desenvolvimento e prototipagem de novos produtos e serviços por meio do uso de fabricação digital”, destaca a gerente de Programação Cultural do SESI, Agnes Mileris. 

Introdução ao corte a laser 

O minicurso propõe apresentar a fabricação digital e o funcionamento da cortadora a laser de forma prática e segura. Os participantes aprenderão a base da utilização da máquina, planejamento, técnicas de uso e criação/produção. O objetivo é que o público comece a compreender e dominar o uso dos softwares e da máquina cortadora para criação de um produto de interesse.

O que você vai aprender?

- Estimar o tempo de impressão; 
- Aplicar e compreender conceitos de vetorização de imagem;
- Mexer no software de modelagem Inkscape;
- Preparar o arquivo para corte, marcação e gravação;
- Compreender o funcionamento da Cortadora à Laser de CO2;
- Entender quais materiais podem ou não ser cortados na máquina.

Os minicursos do SESI Lab serão ministrados pela equipe de educadores do museu. Conheça as educadoras responsáveis pela primeira edição:

Maria Clara Zunga 

Formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia com Ênfase em Neurociência, atua na educação não formal como educadora e pedagoga na coordenação e na gestão de projetos voltados para as comunidades atendidas. Maria Clara atuou também como psicopedagoga atendendo crianças neurodivergentes ajudando-as no processo de aprendizagem e nas adaptações das tarefas/rotinas do dia a dia. Hoje atua na área museal como educadora museal. 

Naya Damasceno 

Formada em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (UnB) e Desing Gráfico pelo Centro Universitário IESB, mestre em Engenharia e Gestão da inovação com o tema "Brinquedo open-ended usando fabricação digital: um projeto que combina educação, tecnologia e compartilhamento". Naya trabalhou em diversos Makerspaces e Fab Labs, entre eles estão o Thomas Maker, Me Viro e BSB Fab Lab. Também fez intercâmbio no SETC Boston, um Fab lab com parceria com o MIT Midea Lab e o Lifelong Kindergarten group. Expositora de duas Maker Faire, em Orlando e Cleveland. A engenheira está dentre os designers mapeados pelo Mapa Design de Brasília edição 2019. Atualmente, trabalha como consultoria em tecnologia educacional e fabricação digital em escolas e startups como a BAYA Creative learning e o Escola Eleva.  

Por: Camila Vidal

Fotos: Claraboia Filmes e Comunicação SESI Lab

Da Agência de Notícias da Indústria

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/sesi-lab/sesi-la...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 10

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço