Depois de um longo período de crises sucessivas, as regiões do Vale do Itajaí e do Vale do Itapocu assistem aliviadas o setor têxtil se recuperar aos poucos. Apesar da recessão brasileira, que ainda assombra a economia, o setor cresceu 5% no primeiro semestre e promete manter ou até ampliar esse desempenho até o fim do ano. A informação é do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Pimentel, que agora faz plantão no Congresso Nacional na tentativa de aprovar a legislação que pode garantir o futuro do setor. Pimentel considera que a reforma trabalhista já é um avanço e tem esperança que a previdenciária e tributária saiam do papel.
Mas também há medidas específicas, como a reinserção do setor de confecção na MP 774/2017, que desonera a folha de pagamento, e o aumento da alíquota no Reintegra, o programa do governo federal que devolve às empresas parte dos impostos acumulados na cadeia de produção destinada à exportação. O interlocutor de Pimentel no Congresso é o senador catarinense Dalírio Beber, que coordena a Frente Parlamentar Mista José Alencar, responsável pela defesa do setor.
De acordo com o senador, “o setor têxtil, principalmente em Santa Catarina, foi, e é um dos que mais contribui para a recuperação dos níveis de emprego, mas é preciso avançar mais na abertura de novas frentes de trabalho formal, além de focar na agenda das grandes reformas e outras medidas microeconômicas, que são essenciais para a retomada do crescimento do país”.
http://www.floripanews.com.br/artigo/236-setor-textil-da-sinais-de-...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Comentar
O setor Textil esta ferido de morte por dois motivos simples:
-O setor não atrai mais novos talentos para ocuparem postos de trabalho para as próximas décadas,com exceção de Santa Catarina que com uma visão de futuro organizou a sua Industria Têxtil,oferecendo recursos e meios para ter uma mão de obra de qualidade;
-Os pequenos empreendedores estão desistindo pois não tem perspectiva de futuro,endividados e com impostos atrasados.
Acho que poderemos ter um aumento na taxa de desemprego ,pois estas pequenas empresas se equilibraram ate julho/2017 mas muitos estão optando em encerrar as portas.A crise foi longa de mais.
Essa notícia é muito boa, embora seja localizada no vale do Itajaí e do Itapocu. Espero que o sr. Fernando Pimentel, juntamente com o senador Dalírio Beber consigam mais apoiadores junto ao govêrno para que estas melhorias se estendam para todas regiões do Brasil onde haja esses seguimentos.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI