Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sistema amplia participação de estados na troca de resíduos

Fonte - |.dci.com.br|Diário Comércio e Industria.

BRASÍLIA - Até o fim do ano, os estados que possuem as bolsas de resíduos para a negociação de sobras de processos industriais na internet, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará devem fazer parte do Sistema Integrado de Bolsas de Resíduos da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Atualmente, o sistema é composto pelas federações de indústrias da Bahia, de Goiás, Minas Gerais, do Pará, Paraná, de Pernambuco e do Rio Grande do Sul.

“A meta é que até o fim do ano esses estados estejam no sistema integrado e vamos trabalhar para que os que não têm as bolsas possam vir a ter”, disse Wanderley Coelho Baptista, analista da Unidade de Meio Ambiente da CNI.

O Sistema Integrado de Bolsas de Resíduos foi lançado nesta quarta-feira (8), em Porto Alegre. Segundo Baptista, atualmente cerca de sete mil empresas integram o sistema, e a meta é alcançar, em breve, dez mil empresas. Os estados de Sergipe e Alagoas ainda não têm as bolsas de resíduos, mas devem implantá-las em breve.

O analista disse que a principal vantagem do sistema integrado é facilitar o acesso e ampliar a base de dados que é acessada pelas empresas, além de fortalecer o trabalho das bolsas de resíduos das federações de indústrias dos estados. “A base de dados é nacional, e a empresa só se cadastra uma vez, depois pode pesquisar localmente ou nacionalmente”, informou.

As bolsas de resíduos são ambientes na internet que permitem a compra, a venda, a troca ou a doação de sobras de processos industriais, como plásticos, papéis e sucatas metálicas. A negociação de produtos recicláveis evita o desperdício, reduz os custos e o impacto ambiental da atividade industrial. Segundo Baptista, ao reunir as informações em uma base de dados nacional, o sistema integrado aumentará a divulgação das atividades das bolsas e ampliará as possibilidades de negociações dos produtos disponíveis.

Exibições: 55

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço