Amigos Têxteis,
Faz uns 3 anos tentei convencer um industrial em crise da área de sacaria no Nordeste, que estava procurando alternativas de mercado, e possuía toda a linha completa desde fiação até confecção, a fabricar sacolas de supermercado. Acharam graça, pararam.
Hoje a principal rede de supermercados ( e outras da região )estão vendendo bolsas de tecido a R$2,00 ( possivelmente subsidiados).
O tempo da vovó voltou! Na Europa esta prática já tem mais de 20 anos, ou nunca parou. As sacolas plásticas são cobradas.
Acho que as fábricas de tecido deveriam incentivar e se necessário subsidiar este mercado na sua região, com os retalhos de tecido e confecção terceirizada caseira, em parceria com os supermercados.
É um excelente veículo de propaganda, estampar logomarcas do supermercado e produtos.Os próprios operários e familiares poderia se interessar, criar e comercializar este produto. (Vocês se lembram das sacolas distibuids nas feiras têxteis em especial dos fabricantes de máquinas europeias?)
Podem ser utilizados retalhos de tecidos crus defeituosos e tintos.
A estamparia também pode ser caseira ou com estampadores de camisetas.
O mercado bem trabalhado a moda vai pegar, podendo até substituir as bolsas plásticas de praia!!! A criatividade do brasileiro já foi provada.
Da próxima vez que forem ao supermercado, se não se lembrarem de levar uma sacola de tecido, pergunte no caixa se tem para vender.
Eu levo várias e quando esqueço uso caixa de papelão, ou simplesmente coloco no carro sem sacolas! V. tambem pode colaborar mais, eu não gosto de encontrar uma sacola plástica na "minha" praia!
Ricardo Keller
Técnico Têxtil
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI