Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sobre as salcolas Plasticas, eu uso de Tecido!!!

Amigos Têxteis,

Faz uns 3 anos tentei convencer um industrial em crise da área de sacaria no Nordeste, que estava procurando alternativas de mercado, e possuía toda a linha completa desde fiação até confecção, a fabricar sacolas de supermercado. Acharam graça, pararam.
Hoje a principal rede de supermercados ( e outras da região )estão vendendo bolsas de tecido a R$2,00 ( possivelmente subsidiados).
O tempo da vovó voltou! Na Europa esta prática já tem mais de 20 anos, ou nunca parou. As sacolas plásticas são cobradas.

Acho que as fábricas de tecido deveriam incentivar e se necessário subsidiar este mercado na sua região, com os retalhos de tecido e confecção terceirizada caseira, em parceria com os supermercados.
É um excelente veículo de propaganda, estampar logomarcas do supermercado e produtos.Os próprios operários e familiares poderia se interessar, criar e comercializar este produto. (Vocês se lembram das sacolas distibuids nas feiras têxteis em especial dos fabricantes de máquinas europeias?)

Podem ser utilizados retalhos de tecidos crus defeituosos e tintos.
A estamparia também pode ser caseira ou com estampadores de camisetas.
O mercado bem trabalhado a moda vai pegar, podendo até substituir as bolsas plásticas de praia!!! A criatividade do brasileiro já foi provada.
Da próxima vez que forem ao supermercado, se não se lembrarem de levar uma sacola de tecido, pergunte no caixa se tem para vender.
Eu levo várias e quando esqueço uso caixa de papelão, ou simplesmente coloco no carro sem sacolas! V. tambem pode colaborar mais, eu não gosto de encontrar uma sacola plástica na "minha" praia!

Ricardo Keller
Técnico Têxtil

Exibições: 197

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Fabio Meneses Santos em 5 novembro 2009 às 8:19
Caro Ricardo,
Parabéns pela iniciativa! Há anos os alemães e a maioria dos europeus levam não só as suas sacolas para o mercado, mas os seus potes e vidros para levarem para casa as compotas, frutas e comida semi-prontas... Por aqui a rede Pão de Açúcar começou na frente, oferecendo sacolas de tecido a R$3,00 para os clientes: quem aderiu, como eu, não volta mais para os saquinhos plásticos, que além de instáveis e sem qualquer padrão de qualidade, poluem o meio ambiente. Aliás, a ONG Safekids - Criança Segura costumava alertar que há diversos casos de bebês que são sufocados pelas rebarbas dos sacos de mercado, que se soltam das embalagens e são aspirados pelos bebês, quando são encontrados no chão... Mais um motivo para largar essa "praga" de vez!
Comentário de Hernán Piñón Arias em 5 novembro 2009 às 7:59
Gostei da sua sujestão!
Em vários estados do Sul já é lei!
A Salta la Linda produz sacolas de pano personalizadas há 5 anos.
Precisando é só pedir!!!
Um abraço
Hernán
Comentário de soscamisas em 4 novembro 2009 às 7:21
Bom dia Ricardo, achei muito interessante o seu comentario, sou uma pequena estaparia no interior de minas(Governador valadares). n tenho acesso a materia prima q e o algodao cru, os preços q tenho aki na regiao n da pra comercializar, vc teria alguma infornmaçao pra me passar^, desde ja agradeço.
Sosthenes Pereira
Comentário de Ricardo Keller em 3 novembro 2009 às 22:15
Caro Simão,

Sacolas biodegradaveis,são ótimas, mas como os leigos poderão distinguir e fiscalizar?Tem falsificação de tudo neste pais!
abraços,
ricardo
Comentário de JERÕNIMO SIMÃO M. PEREIRA CALDAS em 3 novembro 2009 às 21:12
CARO COLEGA,

A SUA IDEIA É MAIS SOCIALMENTE JUSTA DO QUE ECOLGICAMENTE NECESSÁRIA.
JÁ EXISTEM SACOLAS DE PLASTICO BIODEGRADÁVEIS E ESTAMPADAS, QUE FEITAS
EM ALTA PRODUÇÃO JOGAM OS CUSTOS NO CHÃO .

MAS QTO A ELEGANCIA E CHARME VC TEM TODA A RAZÃO, AS DE TECIDO SÃO
IMBATIVEIS !!!

UM ABRAÇO

JERÔNIMO ( XX TURMA / 1971 / ETIQT / RIO )

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço