As sacolinhas plásticas estão com os dias contados: elas serão banidas até 25 de janeiro do ano que vem, aniversário da cidade de São Paulo.
A informação foi dada hoje pelo presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), João Galassi, após assinar, com o governador Geraldo Alckmin, o acordo que prevê o fim do uso das sacolinhas.
"Ou o setor se aproxima da sustentabilidade ou vai ser acusado de omissão", disse, na solenidade de abertura do 27º congresso da entidade.
Está previsto um cronograma de ações progressivas até cessar a distribuição das sacolas, em janeiro.
A primeira etapa começará no dia 5 de junho, com anúncio para todos os supermercados do Estado.
No dia 22 de setembro, começará a campanha midiática para o consumidor.
Em 22 de novembro, Dia do Supermercadista, começará a intensificação da campanha com o varejo, espécie de "última chamada" no setor, para que todos estejam alinhados para a retirada efetiva das sacolas.
No dia 1º de janeiro, a campanha midiática será massificada, com o apoio do Governo do Estado, para a implementação total em 25 de janeiro.
Fonte:|folha.uol.com.br|
Comentar
Nercy,
Me ensina:
- Quantas Eco Sacolas são necessárias para acondicionar 1 ou 2 carrinhos com as compras do mês???
- Como você descarta seu lixo doméstico??? Você mora em casa ou apartamento???
Junior infelizmente eu não concordo contigo. Pensa; Se eu vou ao mercado fazer uma compra de grande,
eu vou usar várias sacolas e ao chegar em casa, aos poucos elas vão para a lixeira. Se eu tenho uma sacola grande ela elimina até 05 sacolas e fica guardada para a próxima compra. A natureza agradece.
Engraçado....
Há uma pesquisa inglesa apontando que as ecobags, se avaliadas desde a origem dos materiais utilizados até seu uso, acabam por ser mais prejudiciais ao meio ambiente que as sacolas plásticas.
Convenhamos...não é a sacola mas sim o que colocamos dentro delas !
Com essa cultura de consumismo vai ser dificil...muito dificil!
Ótima iniciativa. Porém considero incompleta.
Todos estão preocupados em retirar as sacolas plásticas de circulação. Mas ninguém se preocupa em oferecer um Bom Substituto.
Concordo que para carregar as compras, o uso das sacolas retornáveis e/ou caixas de papelão são bons substitutos. Mas ninguém está enchergando que o problema das sacolas não está no caminho do Supermecado para nossas casas, mas sim de nossas casas para o Lixão.
Pergunto: Qual a proposta que as autoridades estão dando para o Brasileiro substituir a sacola plástica no Acondicionamento e Descarte do lixo doméstico??? Se existe, eu desconheço. De que forma a população vai descartar o lixo??? Sei que existe solução. Mas o problema é que estão todos muito ocupados com a Jogada de Mídia. Querem todos bater no peito e dizer: Fui eu que acabei com a sacolinha.
Ninguém percebe que o sucesso desta "maravilhosa" iniciativa reside em conseguir Substitutos Versáteis e Ecologicamente Corretos para as "sacolinhas de lixo". Caso contrário, será apenas uma jogada de mídia e o povo substituirá a sacolinha plástica por "saco plástico para lixo", que é tão nocivo quanto a sacolinha.
Se quer fazer um Bom Trabalho, faça-o Completo.
Bom dia a todos!
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI