Fabio Alperowitch, CFA da Fama Investimentos, afirma que parte das empresas não se preocupa com o meio ambiente e situação poderá ser irreversível
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo domingo (5), apesar de um esforço maior por metas de sustentabilidade, as notícias ainda não são boas. De acordo com Fabio Alperowitch, CFA da Fama Investimentos, se a sociedade – e as empresas – não se atentarem, poderemos entrar em um momento irreversível e com consequências sociais e ambientais aterrorizantes.
“Em continuando o caminho que estamos, até o final do século a gente está falando de um aquecimento entre 3 e 5 graus no planeta (dependendo das grandes economias como a China) e isso traz uma série de consequências. Por exemplo, a produção de grãos do mundo cai em um terço. Com isso, há escassez de alimento e, consequentemente, o aumento do alimento. Então aqueles que já têm dificuldade de comprar comida, vão ter dificuldade ainda maior porque terá menos alimentos e custarão mais caro”, alerta o especialista.
O executivo fundou a Fama em 1993 com seu sócio Mauricio Levi e se tornou uma referência em ESG no Brasil. A empresa foi uma vice-campeã do prêmio ESG Investment Awards de 2022 na categoria “Melhor Fundo de Investimento ESG: Ações de Mercados Emergentes”.
Em entrevista exclusiva ao IT Forum, Fabio é bastante duro sobre ações empresariais e governamentais para o meio ambiente e frisa a importância das companhias de tecnologia. “O papel da tecnologia é fundamental em vários aspectos, desde desenvolvimento de tecnologia para sequestro de carbono, para retirar carbono da atmosfera, para reduzir a quantidade de emissão de carbono. Dá para usar, por exemplo, blockchain para mapear processos e cadeias de suprimentos, entendendo se determinado produto veio de área de desmatamento ou de violação de direitos humanos. Dá para usar tecnologia para desenvolver economia circular e com isso ter menos uso de materiais primários”.
Confira os melhores momentos da entrevista abaixo:
IT Forum: As empresas realmente estão levando sustentabilidade a sério?
Fabio Alperowitch: As pessoas, muitas vezes, têm percepções sobre o mundo empresarial vendo meia dúzia de empresas e esquece que o Brasil é composto de 20 milhões de companhias de vários tamanhos. As pequenas, médias e até grandes fazem nada com essa pauta e entre as empresas maiores – que são poucas, mas eventualmente são as que têm mais emissões de gás de efeito estufa – fazem mais do que faziam antes, mas ainda bastante insuficiente. São pouquíssimas as que estão fazendo o trabalho alinhado com as necessidades.
IT Forum: O que falta para as companhias focarem?
Fabio Alperowitch: Essa é uma questão coletiva, mas falta consciência, falta senso de urgência e falta maturidade.
IT Forum: Quem está fazendo realmente pensa que a sustentabilidade é importante ou faz por pressão, como de investidores?
Fabio Alperowitch: Eu acho que existem pressões que não são só de investidores, tem pressões da mídia, de consumidores, do publico interno, de clientes e fornecedores. Os investidores fazem pouca pressão, talvez alguma, mas acho que tem uma cobrança institucional que cresceu nos últimos anos.
IT Forum: Qual a urgência do tema de preservação ambiental?
Fabio Alperowitch: Urgentíssimo! O mundo está muito próximo do não retorno. Passando esse ponto, não tem solução nenhuma. Nem se as pessoas se conscientizarem ao extremo, passa a ser irreversível.
IT Forum: O que seria esse ponto de não retorno?
Fabio Alperowitch: Em continuando o caminho que estamos, até o final do século a gente está falando de um aquecimento entre 3 e 5 graus no planeta (dependendo das grandes economias como a China) e isso traz uma série de consequências. Por exemplo, a produção de grãos do mundo cai em um terço. Com isso, há escassez de alimento e, consequentemente, o aumento do alimento. Então aqueles que já têm dificuldade de comprar comida, vão ter dificuldade ainda maior porque terá menos alimentos e custarão mais caro.
IT Forum: Qual o papel da indústria de TI nesse movimento? Eles estão fornecendo ferramentas para isso?
Fabio Alperowitch: O papel da tecnologia é fundamental em vários aspectos, desde desenvolvimento de tecnologia para sequestro de carbono, para retirar carbono da atmosfera, para reduzir a quantidade de emissão de carbono. Dá para usar, por exemplo, blockchain para mapear processos e cadeias de suprimentos, entendendo se determinado produto veio de área de desmatamento ou de violação de direitos humanos. Dá para usar tecnologia para desenvolver economia circular e com isso ter menos uso de materiais primários.
Está muito claro que existe uma demanda muito grande para soluções nos assuntos ESG e, portanto, há empresas que estão usando soluções – algumas já lançadas e outras ainda estão na garagem. Há muito dinheiro buscando soluções tecnológicas para endereçar problemas ambientais e sociais.
https://itforum.com.br/noticias/sustentabilidade-a-foto-do-brasil-e...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI