Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|diario.iol.pt/tecnologia|

A Universidade da Beira Interior está a desenvolver um tecido com sensores electrónicos para prevenir lesões em doentes acamados ou com mobilidade reduzida, revelou o responsável pela investigação à Agência Lusa.

Estão em preparação coberturas para camas que vão detectar pressão prolongada em determinadas partes do corpo. Os sensores vão alertar pessoal médico para mudarem a posição dos pacientes e evitarem úlceras de pressão ou escaras.

No universo de uma unidade de saúde, «estas complicações têm uma prevalência de três a 30 por cento e custos económicos associados muito elevados», explicou Nuno Belino, docente da UBI e investigador na área dos têxteis não convencionais.

O projecto Medtex vai ser financiado com cerca de 500 mil euros durante três anos pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e desenvolvido em parceria com a empresa têxtil Quinta de São Cosme, em Gouveia.

A aplicação está prevista para enfermarias ou espaços de internamento com vista a facilitar as tarefas de quem cuida de várias pessoas ao mesmo tempo ou em casos de doentes em coma, cuidados intensivos ou pós-operatório.

Nos espaços em que o novo têxtil venha a ser utilizado haverá um servidor que vai recolher as informações de cada cama através de redes sem fios.

«O projecto prevê que quem esteja a cuidar de vários pacientes receba alertas em tempo real sobre a posição de cada um no telemóvel ou noutros dispositivos móveis», sublinhou Nuno Belino.

Exibições: 109

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Milton F em 12 dezembro 2009 às 16:08
e o tecido, é de malharia circular ou de tecido plano ?

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço