Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tecidos com pacotes de batérias que podem sugar poluentes da água estão sendo desenvolvidos por pesquisadores americanos. Esses "tecidos vivos" serão muito úteis na remoção de metais pesados como mercúrio e urânio das águas residuais - e estão a um passo de criar roupas que podem se auto limpar.

Para atingir altos níveis de água, uma equipe de pesquisadores criou lençóis de fibras de polímeros com as bactérias presas dentro deles. Isto tem sido previamente inábil porque as circunstâncias de fabricação precisam ser delicadas o bastante para manter as bactérias vivas.

Ele utilizaram um processo chamado electrospinning para extrair fibras de tamanho microscópicos feitas de óxido de polietileno para fora da água cheia de bactérias. Este processo usa um campo elétrico para carregar gotas do líquido viscoso e para esticá-las para fora em córregos muito finos.

Embora o processo dê a bactéria um curto choque elétrico, 97% sobrevive para ficar incorporada as fibras, onde podem ser mantidas vivas por diversos meses.

A equipe desenvolveu então uma maneira não tóxica de ligar junto as fibras, prevenindo que elas voltem a se dissolver em contato com a água. Eles usaram uma mistura de persulfato de amônia, ácido ascórbico e sulfato de ferro no glicerol para fazer as fibras se cruzarem sem matar as bactérias.
O material pode ter contato com grandes quantidades de água e as bactérias não irão a lugar algum, pois estão seguras dentro das fibraS.
Seguramente este material poderá ser usado na remediação da água radioativa - tal como limpar o urânio em centrais energéticas.

Podem existir um enorme número de aplicações - por exemplo, se uma camiseta fosse feita desse material, seria possível prevenir que tenha qualquer tipo de odor.

O próximo passo irá envolver integrar diferentes componentes nos tecidos, como células musculares, e também fazer melhor uso das propriedades desses tecidos.

Exibições: 430

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Sergio Alves de Almeida em 31 março 2011 às 18:31
nossa empresa tem feito varios testes com tecnologia de microencapsulados, a mais recente foi com microorganismo vivos que combate os acaros , estes produtos tem ganho espaço na area textil,pois enobrece o produto deixando com melhor qualidade.testes feito para  uma conceituada industria de tecidos para colchões na nossa região.
Comentário de Maximo Gomes Silva em 25 março 2011 às 9:47

excelente, parabens a estes cientista e a vc pelo texto.

abrcs.

Comentário de Teresa Noima Lage em 25 março 2011 às 8:32
Muito interessante! Será fantástico,quando existirem camisetas sem qualquer odor!
Comentário de Cristina Alcântara em 24 março 2010 às 19:40
Gostei muito da informação.É bom saber
que os pesquisadores são incansáveis em
seu trabalho em prol do bem da humanidade
e do meio ambiente em todos os setores.
Vejo que na indústria têxtil a tecnologia
tem avançado bastante e fico feliz.
Parabéns pelos seus textos. Bjs

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço