Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estudo indica mudanças expressivas no varejo para os próximos anos. Olhar para frente e entender as tendências pode fazer toda diferença no resultado.

 

Repare, nossas principais referências são do passado. Olhamos o que aconteceu, contamos histórias, falamos das nossas conquistas e das dificuldades, explicamos o caminho das decisões tomadas, valorizamos as realizações e o trajeto das marcas que gostamos, ouvimos empresas e personalidades que admiramos. A experiência nos ajuda a entender o presente nos negócios, buscamos benchmarks, mas o passado por si só não garante o sucesso no futuro. Observe quantas empresas fazem sucesso porque não seguiram a trilha dos seus antecessores. Por exemplo, a lista dos 20 maiores varejistas mundiais de 2016 da Revista Forbes, trouxe 12 empresas que não constavam na mesma relação em 2006. Em apenas 10 anos, 60% das empresas saíram da lista e foram substituídas por novas. Se empresas como Amazon, Inditex e Falabella, que entraram na lista, tivessem seguido a experiência da Sears, JCPenney e Gap, entre outras que saíram, ao invés pensarem em seu próprio futuro, provavelmente não estariam hoje entre os 20 maiores. Olhar para frente e entender as tendências, pode fazer toda diferença no resultado futuro.

Selecionamos algumas análises do estudo de mercado feito para identificar as principais tendências de consumo e varejo entre 2017 e 2020. O estudo que será apresentado no evento TrendMe, foi elaborado entre janeiro de 2015 e junho de 2016 no Brasil e exterior pela consultoria de varejo Dexi Marketing.

O comportamento de compra e as preferências de consumo estão mudando. Com ou sem crise econômica.

Alimentação saudável? Sem dúvida, mas a principal tendência na alimentação não está relacionada com os alimentos saudáveis. A inovação não virá mais da composição dos alimentos, mas da forma como as pessoas se relacionam com eles. O centro das atenções está mudando e terá novos critérios de avaliação pelo mercado, assim como será mais complexa a sua inovação.

O Techno Fashion chega com potencial de mudanças significativas no mercado, em pouquíssimo tempo. Os conhecidos tecidos funcionais continuam evoluindo rapidamente, mas as principais mudanças serão relacionadas com a forma como as pessoas usam a moda, a relação com os produtos de tecnologia que carregamos diariamente e, principalmente, a produção do vestuário e acessórios. 

Gêneros irão influenciar mais as decisões de compra dos clientes. Os consumidores das gerações Y e Z, nascidos a partir de 1980, percebem diferente as variações de gênero que seus pais. A inovação estará relacionada com a forma de se relacionar com homens, mulheres e transgêneros.  

A ecologia ganhará um novo e específico sentido no varejo, diferente dos discursos corporativos. A influência da “natureza” na decisão de compra estará mais relacionada com o controle e uso dos recursos, principalmente na moda e na alimentação. Prepare-se para mudar o foco de atenção.

Os consumidores estão criando novas dinâmicas de relacionamento com as marcas, locais de compra, produtos e serviços.

A era digital está transformando tudo ao nosso redor, principalmente a forma como nos relacionamos. Campanhas de marketing mais efetivas do varejo utilizarão mídias diferentes das tradicionais, assim como novas métricas de avaliação de resultado. A experiência sensorial irá colaborar ainda mais com a construção das marcas.

Os clientes são únicos e a customização dos produtos e serviços é uma das grandes fronteiras para o varejo. Os consumidores querem adaptar os produtos às suas necessidades e a tecnologia é um grande viabilizador da customização. Mas fique atento para a diferença entre customização e personalização.

Relacionamentos entre marcas e clientes começam a se tornar mais importantes do que a venda. É mais vantajoso extrair valor das relações com os clientes do que simplesmente vender algo a alguém. As relações comerciais se tornarão mais complexas, e vantajosas.

O futuro do varejo na era pós-omnichannel é mais simples e intuitivo do que simplesmente conectar canais de compra.

Boa parte da tecnologia que usamos diariamente é relativamente nova, ainda estamos assimilando o potencial de negócios com tantas novidades. As principais mudanças e benefícios no varejo serão percebidas principalmente na integração das bases tecnológicas, deixe de lado os canais de venda. Prepara-se para fazer negócios online, fora das lojas online.

Em 2020 teremos mais de 4 bilhões de consumidores online. Mais usuários, maior comércio online, maior escala, menor preço, menos empatia e enorme segmentação de mercado. A internet e os negócios online terão suas atuações ampliadas, então vale pensar na geração de valor e não apenas no volume.

A vida na era digital constrói uma enorme e muito valiosa corrente de dados dos clientes. As pessoas deixam rastros digitais por onde passam. Um varejista com visão no futuro precisará usar poucas pistas para antecipar o comportamento do consumidor e criar novas oportunidades de venda. Os dados dos clientes farão a diferença no resultado futuro, mas é preciso entender como serão utilizados.

http://onegociodovarejo.com.br/tendencias-que-irao-mudar-o-varejo/

Exibições: 77

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço