Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

TEXBRASIL DÉCOR lança a primeira Cartilha na área de decoração

Fonte:|portalmoveleiro.com.br/noticia|

A publicação chega ao mercado de decoração com o objetivo de atender às necessidades do setor moveleiro


Composto por 21 empresas, muitas delas com mais de cinco décadas de existência, o TexBrasil Décor - Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT, lança a primeira Cartilha de Costurabilidade, Uso e Conservação de Tecidos para Decoração. O principal objetivo é contribuir para que os produtos do setor moveleiro alcancem um grau cada vez mais elevado de qualidade. O lançamento da nova publicação ocorreu no dia 18 de agosto, durante a Mostra de Tecidos da Abimóvel, evento foi realizado até o dia 21 de agosto, no Anhembi,em São Paulo.


A cartilha é fruto de um longo estudo realizado pelo TexBrasil Décor - Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT, que diagnosticou quais eram as maiores dificuldades apresentadas pelo setor moveleiro, em relação a forma mais correta de utilizar os tecidos para decoração. “Esperamos que a cartilha detalhada e completa torne-se um eficaz instrumento de apoio aos profissionais do mercado moveleiro”, deseja Ramiro Sanchez Palma, Coordenador Geral do TexBrasil Décor, advertindo que o momento atual exige atenção permanente na qualidade dos produtos e serviços. “Só assim será possível conquistar um lugar de destaque no mercado internacional”, destaca o executivo.

A publicação apresenta de forma clara e objetiva todos os tipos de matérias-primas utilizadas na construção do tecido. Indica também as variações dos serviços de beneficiamentos e acabamentos, tais como, antichamas; antiácaro; antibacteriano; amaciamento com substâncias que melhoram o toque e impermeabilização que repele a passagem de líquidos, entre muitos outros. A cartilha enumera pelo menos 14 tipos de acabamento diferentes.

A cartilha traz ainda as principais recomendações e dicas valiosas sobre a forma correta de estocagem, que pode ser determinante na manutenção da qualidade do tecido. O enfesto, ou seja, o empilhamento do tecido em camadas para o corte, por exemplo, é essencial para determinar um bom corte e uma boa costura. Outra dica explica como realizar corretamente o processo de enfesto, distinguindo e respeitando o avesso e o direito do tecido, o que é fundamental para realizar essa função. Traz ainda os acessórios que facilitam e resultam em um corte perfeito.

E após o corte, nova questão. Qual a agulha mais indicada para usar na costura? A escolha correta da agulha, diz a cartilha, está diretamente ligada ao tipo de tecido, sua espessura e gramatura. Neste sentido, apresenta os mais variados tipos de agulhas e suas aplicações, quais os pontos corretos para cada tipo de costura, além de sinalizar as costuras corretas e dicas de como evitar defeitos.

Esses são alguns entre os vários tópicos encontrados nas 48 páginas da Cartilha de Costurabilidade, Uso e Conservação de Tecidos para Decoração, projeto que foi viabilizado a partir do apoio das empresas BTM Fios, Imperjet Acabamentos Têxteis e Sinterama. A publicação chega ao mercado de decoração com o objetivo de atender às necessidades do setor moveleiro, além de contribuir para a excelência dos processos de produção e obter o máximo de qualidade no produto final.portalmoveleiro.com.br/noticia

Exibições: 114

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço