Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Têxteis Solares iluminam aldeamentos remotos

Roupas ou malas com finas baterias recarregáveis a energia solar podem carregar aparelhos e iluminar as noites das comunidades mais remotas.

O Portable Light Project, é uma organização sem fins lucrativos norte-americana que está a desenvolver um sistema de iluminação a energia solar que combina a nanotecnologia com materiais de utilização local, como roupas, malas ou outros têxteis. Este sistema poderá levar luz a cerca de 200 milhões de pessoas que vivem nos locais mais remotos do Planeta.
 
Com este projecto pretende-se integrar a energia e a iluminação com a produção têxtil local, ajudando as comunidades a adoptar as novas tecnologias e a valorizar o seu trabalho. Este projecto providencia um kit com uma fina bateria recarregável, com um filme solar de 2 watt, uma porta USB e uma lâmpada, para facilitar as comunidades a realizarem as suas actividades à noite. A integração desta tecnologia com os têxteis permite ainda a portabilidade do carregamento das baterias e carregar aparelhos adicionais como telemóveis. 
 
Existem já projectos piloto no Brasil, Quénia, Haiti, Nicarágua, Madagáscar, México e África do Sul.

Fonte:|naturlink.sapo.pt|

Exibições: 84

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço