Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Top 10 erros quando tercerizamos a procura de fornecedores na China

Você está pensando em terceirizar a busca de fornecedores na China? Tenha cuidado para não cometer esses 10 erros!

Elas incluem ter expectativas não razoáveis, assumindo que o seu agente segue processos rigorosos (as chances são de que eles não o façam), e não pedindo relatórios detalhados sobre o status da produção e sua qualidade.

Continue lendo para saber mais, para poder aumentar os seus cuidados e fontes de fornecimento!

 

Alguns importadores não têm experiência nem tempo para encontrar e gerenciar parceiros de fabricação asiáticos. Eles normalmente precisam de ajuda de um agente de desenvolvimento de fontes de fornecimento para lidar com essas tarefas:

 

  • Identificação, triagem e qualificação de novos fornecedores;
  • Ajuda no desenvolvimento de novos produtos / design com fornecedores;
  • Gerenciamento contínuo das relações com fornecedores (comunicação, controle de qualidade, acompanhamento de embarques).
  • Gerenciamento da performance dos fornecedores.

 

Quais são os erros mais comuns a serem evitados ao avaliar um agente de desenvolvimento de fontes de fornecimento (agente de sourcing) e trabalhar com eles?

 

  1. Expectativas não razoáveis:

Mesmo o melhor agente de sourcing terá dificuldade em obter os  preços baixos do mercado, embarques no prazo e consistentemente excelente qualidade. Se alguém promete isso para você, deverá mostrar como isto será conseguido.

 

Saiba o que é mais importante para você e planeje de acordo. Por exemplo, se você realmente precisa de produtos no prazo e de alta qualidade, não poderá trabalhar com os fabricantes mais baratos do mercado.

 

  1. Não esclarecer a responsabilidade do agente de sourcing:

Digamos que você trabalhe com um agente de sourcing que cuida do fornecimento / produção dos seus fornecedores. Que garantia ele oferece no caso de um fornecedor enganar a sua empresa? Se os embarques estão atrasados? E se você receber lixo em seu armazém?

 

Será que ele vai pelo menos pagar alguns dos seus custos com a importação? Você tem um contrato com ele?

 

  1. Não considerar a presença geográfica do agente de sourcing:

Se você comprar produtos feitos principalmente na província de Guangdong, não trabalhe com um agente que esteja presente apenas em Heilongjiang. Quantas vezes ele terá contato face a face com fornecedores (sem mencionar o controle da qualidade do produto)?

 

Esse é o problema com agentes de sourcing individuais: eles geralmente conhecem apenas uma indústria em uma área.

 

  1. Assumir que eles sigam um processo rigoroso:

Ao avaliar os agentes de sourcing, tente entender como elas funcionam. Solicite para ver seu sistema de gerenciamento de pedidos (se houver). Melhor ainda, peça exemplos de relatórios de visitas à fábrica, listas de verificação de QC de produtos e relatórios de QC.

 

Se o agente estiver mais desorganizado do que o fabricante, ele lhe dará novas dores de cabeça.

 

  1. Aceitar uma estrutura de remuneração inadequada:

Dar uma comissão a uma empresa de sourcing é muito comum. Encontrar e gerenciar um bom fornecedor é muito trabalho. Mas, se você continuar encomendando os mesmos produtos das mesmas fontes, provavelmente pagará mais do que deveria.

 

Outra opção, que reflete melhor o trabalho do agente, é pagar uma taxa fixa por cada trabalho: identificar e selecionar fornecedores; após cada novo desenvolvimento de produto; gerenciar a produção e o envio de cada pedido.

 

  1. Insistindo em ir direto da fábrica:

Se um agente de sourcing estiver observando seus interesses no local, você deve tentar comprar diretamente de um fabricante, certo?

 

Bem, nem sempre. Se você importar pequenas quantidades, os grandes fabricantes raramente estarão interessados ​​em seus negócios. E as empresas comerciais podem ser a solução certa para colocar a produção em fábricas menores.

 

  1. Não verificar o preço de mercado por conta própria:

Como você tem uma ideia do preço de mercado de um determinado produto? Você simplesmente: (1) solicita cotações de 10 empresas listadas no globalsources.com, (2) elimina os fornecedores fora da mediana de fornecimento e (3) calcula o preço médio. Estas ações não são suficientes, mas podem ser o começo.

 

Se o preço do fornecedor estiver acima do preço de mercado, seu agente poderá receber uma comissão oculta. Mesmo os "fabricantes contratados" de vários bilhões de dólares jogam este jogo quando vendem para grandes varejistas, então isso pode acontecer com você também.

  1. Não pedir relatórios sobre status de produção e qualidade:

Um agente de sourcing  deve trabalhar para você, o comprador. Você deve ser informado toda vez que seu agente visitar seus fabricantes.

 

Se ele só informar sobre o status de produção quando um embarque estiver atrasado, você deverá solicitar atualizações regulares em todas as etapas de produção.

Se ele não perceber problemas de qualidade, você deve solicitar que ele nomeie um inspetor profissional terceirizado (pelo menos para inspeções aleatórias finais). E você deverá receber os relatórios das inspeções.

 

  1. Gerenciar a produção do fornecedor você mesmo:

Alguns importadores pedem ajuda a agentes de sourcing, mas continuam interferindo. Eles mostram fornecedores que eles são os únicos a tomar as decisões. Então o que acontece? Os fornecedores não ouvem mais o agente de sourcing.

 

Certifique-se de que o seu agente de sourcing esteja envolvido em todas as decisões (você paga por seu aconselhamento profissional, certo?) E que seus fornecedores saibam disso.

 

  1. Confiar demais em um agente de sourcing:

O que acontece se o seu agente de sourcing sair do mercado? Ou se ele renegociar o acordo e quiser que você compre dele? Você deve estar preparado para essas situações.

 

Não fique preso a um relacionamento com um agente de sourcing. Você precisa conhecer os principais atores de sua cadeia de suprimento e obter relatórios regulares sobre a situação dos seus fornecedores.

 

Global Connections – Osni Nobre – 23/05/2019

Exibições: 116

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço