Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Trabalhador quer mais, mas precisa saber como!

Na coluna de Ilimar Franco no GLOBO de hoje consta o seguinte:

A agenda das centrais sindicais é de difícil execução seja qual for o próximo presidente. Ela defende a ampliação dos direitos trabalhistas, o que aumenta custos para empresas e produtores. E também um incremento dos gastos públicos.

É emblemático que, depois do Senado ter aprovado a revisão do Fundo Previdenciário, o tema tenha sido engavetado na Câmara pelo governo petista. As centrais pregam a redução da jornada de trabalho de 48 para 40 horas semanais.

E ainda o aumento da correção do FGTS para um índice equivalente ao da poupança. Independentemente da preferência eleitoral, as centrais não aceitam a flexibilização dos direitos dos trabalhadores.

Ao ler isso, lembrei imediatamente de um desejo esperançoso de Roberto Campos, que está em seus Conselhos a um Economista Enquanto Jovem. Diz ele:

Dia virá, e faço votos para que não tarde, em que um trabalhismo verdadeiro cuidará de ter uma nova agenda – agenda que inclua a busca da produtividade, o aumento das oportunidades de emprego e de oportunidades de treinamento técnico, a organização do esforço cooperativo par acesso à casa própria e a bolsas de estudos, e também a reivindicação de reajustamentos salariais que, por serem realistas, tenham a possibilidade de ser sancionados pelo aumento de produção, ao invés de, por exagerados, serem logo destruídos pela inflação.

Infelizmente, esse dia ainda não chegou, e isso é óbvio. CUT, Força e demais entidades sindicais continuam com uma agenda retrógrada, irrealista, demagoga, pregando apenas mais “conquistas trabalhistas” sem levar em conta as leis econômicas, os impactos na economia e na inflação, a produtividade do trabalho, que é, em essência, o que garante melhores condições de vida para o trabalhador.

Campos chamou esse tipo de “trabalhista desempregador”, que acaba se tornando um encantador da serpente inflacionária. Será que ainda veremos o dia em que haverá um trabalhismo sério, maduro e comprometido, de fato, com a melhoria sustentável da qualidade de vida dos trabalhadores?

Rodrigo Constantino

Exibições: 54

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço