(Todas as postagens foram baseadas em fatos reais durante a minha vivência como consultor)
Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por que alguns não são tão rentáveis? Muitas vezes porque o empreendedor quando se encontra em dificuldades, não percebe soluções ou tem medo de tentá-las quando as encontra, sem contar quando conclui que não há solução para o seu problema, sempre lembrando o velho ditado popular, só não há solução para a morte e, mesmo assim, ainda não é um consenso.
Vejamos um exemplo interessante de um cliente meu que trabalha com publicidade, ora denominado fornecedor. Ao desenvolver uma campanha publicitária para um cliente da região norte do país, o fornecedor lhe enviou um material gráfico com um erro somente percebido quando o cliente da região norte recebeu o material.
O cliente da região norte, nada satisfeito, manifestou o desagrado de imediato e, o fornecedor providenciou a solução do problema imediatamente. Como a solução levou alguns dias, entre a solução do problema e o envio do material para a região norte do país, quando o cliente da região do norte recebeu o material gráfico, a campanha tinha somente mais alguns poucos dias.
Revoltado, o cliente da região norte pediu o cancelamento da campanha e não pagou o fornecedor. Neste caso o fornecedor teve dois prejuízos, ou seja, o primeiro material da campanha e o segundo material da campanha, mas os problemas não se encerraram ai, o frete era por conta do cliente do norte e este não pagou e foi protestado pela transportadora. Neste momento começou um novo mal estar e a possibilidade de mais prejuízos para o fornecedor.
O fornecedor, junto com a equipe comercial e a minha consultoria, se reuniu com o objetivo de resolver o mal estar, mas sem ter mais prejuízos, foi então que surgiu uma ideia que culminou numa solução interessante para ambas as partes, o cliente da região norte e o fornecedor. O fornecedor, aproveitando o momento que antecedia a Copa do Mundo (África do Sul), propôs uma solução de campanha publicitária com o apelo da Copa do Mundo e, o preço de venda desta campanha, levaria em conta o material gráfico desta e o valor que a transportadora havia protestado. Desta forma, o mal estar com a transportadora seria resolvido.
A nova campanha para o cliente do norte foi bem recebida e, este, resolveu indicar o fornecedor para outras empresas. Como o fornecedor havia embutido o custo do prejuízo do frete no preço de venda, não podia vender aos demais indicados mais barato, manteve o preço e com algumas outras vendas, recuperou os dois prejuízos do material gráfico da campanha cancelada e passou a ter lucro nestas vendas, além do mais, passou a ter novos clientes também.
Caro empreendedor, será que na sua empresa, quando há um problema de maior dificuldade de solução, não está faltando uma reunião com foco na solução de problemas, mas com foco em novos negócios também e não na devolução do dinheiro? Faça uma reflexão sobre isto, afinal, negócios foram feitos para ser rentáveis.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI