Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Uma Pequena Planta Vira a Praga das Empresas de Serviços Petrolíferos

Surgiu um assunto incomum na teleconferência de resultados das empresas de serviços de petróleo esta semana: a alta desenfreada do guar.

mbeat

O guar é um legume usado para fazer um emulsificante conhecido dos leitores de rótulos como "goma guar". O produto é encontrado em pasta de dentes, pão e dinamite.

Mas, nos últimos anos, a demanda das empresas que prestam serviços nos campos de gás e petróleo foi às alturas por causa do boom da produção de gás em formações de xisto betuminoso ou folhelho. A goma guar é um ingrediente crucial dos fluídos usados para rachar, ou fraturar hidraulicamente, o xisto. O volume de guar exigido por um único poço de xisto pode chegar à colheita de centenas de hectares.

A maioria do guar mundial é cultivado na Índia, onde o apetite da indústria petrolífera pela planta tem causado turbulência no mercado. No final do mês passado, a Comissão de Mercado de Futuros da Índia paralisou a negociação de futuros de goma guar depois que os preços mais que quadruplicaram desde 1o de dezembro, chegando a US$ 7,13 a libra (454 gramas). Na semana passada, a segunda maior bolsa de commodities da Índia cancelou a abertura de contratos de futuros para outubro tanto de goma guar quanto do produto refinado, a semente de guar.

"O problema é que o guar é a commodity que teve o aumento de preço mais rápido que eu já vi", disse David Lesar, diretor-presidente da Halliburton Co. Apesar de o custo crescente do guar estar diminuindo as margens da segunda maior empresa de serviços petrolíferos do mundo, a Halliburton acredita "firmemente" que tem o suficiente para atender à sua demanda, segundo Lesar. "Não creio que muitos dos nossos concorrentes podem dizer a mesma coisa", disse ele.

O diretor-presidente da Basic Energy Services Inc., Kenneth Huseman, disse na quinta-feira que, apesar de sua empresa, que é sediada em Midland, Texas, ter garantido um fornecimento suficiente de guar para atender à demanda dos clientes, a alta dos custos reduziu a margem do primeiro trimestre. E, no mês passado, a Baker Hughes Inc. alertou investidores de que seus lucros iam cair, em boa parte por causa da escassez de "matérias-primas cruciais", inclusive o guar.

Lesar, da Halliburton, disse que prefere esperar os preços se estabilizarem antes de decidir quanto desse custo maior a Halliburton vai repassar para os clientes.

A baixa cotação do gás natural também pode estar influenciando a escassez de guar, disse Michael Marino, analista da Stephens Inc. É preciso mais guar para tirar petróleo de uma formação de xisto do que para extrair gás. Como o preço do gás está em baixa, as empresas estão transferindo mais operações para a produção de petróleo, aumentando ainda mais o consumo de guar.

Fonte:|http://online.wsj.com/article/SB10001424052702303513404577356162985...

Exibições: 151

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço