Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Valor de bolsas de pós-graduação cai 55% em 18 anos

COMENTÁRIO: O Brasil foi construido, e  chegou a posição de oitava economia  do mundo,  enfrentando o próprio mundo, no período que vai de  1930 a 1985, e  destruído ,na  sua  essência, a partir de  1989, por um processo  cuidadosamente elaborado e  executado por  apátridas.Não basta anistia: é preciso  impedir, numa próxima oportunidade,   que  quem  só aprendeu a destruir  jamais  chegue ao poder. Estamos voltando a  era  pré-Vargas quando até parafusos  importávamos.Em breve  só  sobrarão os baldes , único produto autenticamente nacional no deserto têxtil, reduzido à técnicos-compradores.

 

Valor de bolsas de pós-graduação cai 55% em 18 anos

 

Estadao 2708

Pesquisadores recebem hoje menos da metade do que ganhavam em 1994. Bolsas tiveram reajustes, mas sem levar em conta inflação

Bolsa para doutorado não chega a 2.000 reais (Thinkstock)

Um pesquisador brasileiro de mestrado e doutorado recebe atualmente uma bolsa de estudos que não chega nem à metade, em valores corrigidos, do valor pago em 1994, ano em que o Plano Real foi lançado. Em valores nominais, os benefícios dos pesquisadores tiveram aumento, mas, quando a inflação do período é descontada, a diferença vem à tona. O cálculo foi realizado pela Associação de Pós-graduandos de Engenharia Elétrica da Universidade de Campinas (Unicamp), a Apogeeu.

Leia também:
Bolsistas de pós-graduação têm reajuste de 10%

Pelos gráficos criados pela associação, as bolsas de doutorado em 1994 tinham um valor equivalente a 4.400 reais. No mestrado, esse valor era de 2.900 reais. Atualmente, as bolsas de mestrado e doutorado dos órgãos federais de fomento estão fixadas bem abaixo disso: em 1.320 e 1.980 reais, respectivamente. A diferença é de cerca de 55%.

Para que as bolsas não sofressem os efeitos da inflação, seria necessário que os reajustes ao longo do período fossem cerca de 60% maiores. Contudo, o reajuste dessas bolsas nunca foi sistemático. Entre 1994 e 2003, os valores ficaram estagnados, depois foram registrados aumentos em 2004, 2006 e 2008. Após quatro anos congeladas, as bolsas receberam um novo reajuste neste ano: 10%

O Brasil formou 47.000 mestres e doutores em 2009, totalizando 176.000 titulados no país. Isso corresponde a 0,07% da população brasileira. Para alcançar as proporções dos países desenvolvidos seria necessário, no mínimo, multiplicar esse número por cinco, segundo a própria Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

(Com Agência Estado

Exibições: 64

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço