O veludo é um tecido que pode ser natural ou sintético, tem o lado avesso liso e o lado direito com pelos bem curtos e juntos, que produzem uma textura de toque macio. Este tecido foi muito utilizado e, conhecido, desde a idade média, principalmente para confeccionar os vestidos das nobres. Mas, na história atual, durante um bom tempo o veludo foi considerado démodé, porém, para o inverno 2012 ele retorna com força total e promete transformar-se no queridinho das fashionistas.
Durante as semanas de moda brasileiras, principalmente durante o Fashion Rio e o São Paulo Fashion Week, o veludo foi visto em muitos desfiles, tanto compondo a roupa inteira, quando em detalhes ou recortes.
Os vestidos de veludo foram os mais explorados, apareceram em várias modelagens e cores, mas, outras peças também estavam presentes, como calças, blusas, conjuntos inteiros de veludo e saias (longas e curtas).
As cores, texturas e efeitos do veludo também estavam bem democráticos, indo desde o tradicional veludo opaco preto; passando pelos veludos coloridos, com cores como azul, vermelho, mostarda, amarelo e laranja; até veludos com efeito molhado ou metalizado em dourado, prateado e cobre.
Assim como as peças metalizadas ou extremamente bordadas, o veludo também poderá ser usado durante o dia, em looks mesclados com peças básicas, e não somente em roupas de festa, como acontecia em décadas passadas.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI